Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 4
Investigação
Tradução, adaptação cultural e validação do questionário de qualidade de vida norte-americano Skindex-29*
Translation, cultural adaptation, and validation of the American Skindex-29 quality of life index*
Henrique Ribeiro de Paula1; Alessandra Haddad1; Mariana Alves Weiss1; Gal Moreira Dini1,2; Lydia Masako Ferreira1
1. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 17.01.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.08.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Paula HR, Haddad A, Weiss MA, Dini GM, Ferreira LM. Tradução, adaptação cultural e validação do questionário de qualidade de vida norte-americano Skindex-29. An Bras Dermatol. 2014;89(4):600-7.
Correspondência:
Henrique Ribeiro de Paula
Rua Napoleão de Barros, 715 Vila Clementino
04024-002 - São Paulo - SP Brasil
E-mail: henriqueribeirodepaula@gmail.com
FUNDAMENTOS: Entender a qualidade de vida dos pacientes com doenças dermatológicas é crucial. O Skindex-29, um dos questionários de qualidade de vida específicos para dermatologia mais usados internacionalmente, foi originalmente desenvolvido em inglês, e sua tradução e validação vai permitir o seu uso em nossa realidade.
OBJETIVOS: Traduzir o questionário Skindex-29 para o português e verificar suas propriedades de medida, permitindo seu uso em pesquisas no Brasil.
MÉTODO: Na primeira fase do projeto, foi realizada a tradução da versão original em inglês para o português, seguindo normas para adaptação cultural de instrumentos de qualidade de vida em saúde. Na segunda fase, que consistiu na avaliação das propriedades de medida, questionários foram aplicados a pacientes que não apresentavam lesões na face (pouco afetados) e a pacientes com dermatites inflamatórias com lesões na face de mais de 3 cm de diâmetro (muito afetados). Os questionários aplicados foram a versão traduzida do Skindex-29 e os já consagrados questionários DLQI e SF-36. A uma parte dos pacientes, foi reaplicado o Skindex-29 uma semana após a primeira entrevista, pelo mesmo avaliador, para acessar a reprodutibilidade. A avaliação estatística foi feita por meio do teste t de Student, do coeficiente alfa de Cronbach, do coeficiente de correlação de Spearman e da correlação intraclasse.
RESULTADOS: Observou-se confiabilidade significativa para a escala global do Skindex-29 (α = 0,934), bem como para os domínios emoções (α = 0,926), sintomas (α = 0,702) e funcionalidade (α = 0,860). Na avaliação da reprodutibilidade, foi constatada alta correlação intraclasse.
CONCLUSÕES: A versão em português do Skindex-29 apresentou índices significativos de reprodutibilidade e validade em nosso meio.
Palavras-chave: Dermatologia; Estudos de validação; Qualidade de vida; Questionários; Tradução
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841