Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 4
Investigação
Qualidade de vida e autoestima de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de carcinomas de pele: resultados a longo prazo*
Quality of life and self-esteem in patients submitted to surgical treatment of skin carcinomas: long-term results*
Paula Curitiba Maciel1; Joel Veiga-Filho1; Marcelo Prado de Carvalho1; Fernando Elias Martins Fonseca1; Lydia Masako Ferreira2; Daniela Francescato Veiga1,2
1. Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) - Pouso Alegre (MG), Brasil
2. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 03.05.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.07.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Maciel PC, Veiga-Filho J, Carvalho MP, Fonseca FEM, Ferreira LM, Veiga DF. Qualidade de vida e autoestima de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de carcinomas de pele: resultados a longo prazo. An Bras Dermatol. 2014;89(4):594-8.
Correspondência:
Daniela Francescato Veiga
Avenida Prefeito Tuany Toledo, 470
37550-000 - Pouso Alegre - MG Brasil
E-mail: danielafveiga@gmail.com
FUNDAMENTOS: O câncer é uma patologia de etiologia multifatorial, e os carcinomas de pele são os mais comuns. Avaliar a qualidade de vida e a autoestima desses pacientes é uma etapa importante do trabalho médico, pois reflete os resultados do tratamento e o modo como o indivíduo encara sua vida e suas relações pessoais.
OBJETIVO: Avaliar o impacto tardio do tratamento cirúrgico dos carcinomas de pele de cabeça e pescoço na qualidade de vida e na autoestima dos pacientes.
MÉTODOS: Foram incluídos 50 pacientes, com idades entre 30 e 75 anos, sendo 27 homens e 23 mulheres, portadores de carcinomas de pele da face ou pescoço. Os pacientes foram avaliados quanto à qualidade de vida e à autoestima no pré-operatório e no pós-operatório de cinco anos. Foram utilizados instrumentos validados: o MOS 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) e a escala de autoestima de Rosenberg/Unifesp-EPM. Para a análise estatística, foi empregado o teste de Wilcoxon.
RESULTADOS: Vinte e dois pacientes completaram o seguimento de cinco anos; 54,5% eram mulheres e 45,5% eram homens. No pós-operatório tardio, houve melhora significante no domínio saúde mental (p = 0,011) e na autoestima (p = 0,002) em relação ao pré-operatório. Não houve diferença estatística nos demais domínios do SF-36.
CONCLUSÃO: Pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico do carcinoma de pele apresentaram melhora quanto à saúde mental e à autoestima no pós-operatório tardio.
Palavras-chave: Autoimagem; Neoplasias cutâneas; Qualidade de vida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841