Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 4

Investigação

Onicomicoses: investigação clínica e micológica e testes de suscetibilidade in vitro dos isolados de Trichophyton rubrum*

Onychomycosis: clinical, mycological and in vitro susceptibility testing of isolates of Trichophyton rubrum*


Christiane Venske de Almeida Azambuja; Luciana Alves Pimmel; Gabriel Baracy Klafke; Melissa Orzechowski Xavier


Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Rio Grande (RS), Brasil

Recebido em 18.03 .2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.06.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Azambuja CVA, Pimmel LA, Klafke GB, Xavier MO. Onicomicoses: investigação clínica e micológica e testes de suscetibilidade in vitro dos isolados de Trichophyton rubrum. An Bras Dermatol. 2014;89(4):581-6.

Correspondência:

Gabriel Baracy Klafke
Rua Visconde de Paranaguá 102 - Centro
96203-900 - Rio Grande - RS Brasil
E-mail: gabrielklafke@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Onicomicose, ou infecção das unhas por fungos, é a mais frequente das doenças ungueais. No entanto, mantêm-se as dificuldades para estabelecer diagnóstico correto e tratamento eficaz.
OBJETIVOS: Avaliar a eficácia dos métodos laboratoriais clássicos para o diagnóstico das onicomicoses e a suscetibilidade in vitro do principal agente etiológico aos antifúngicos utilizados na rotina.
MÉTODOS: Cem pacientes com suspeita clínica de onicomicose nos pés foram submetidos a coleta de amostra ungueal para confirmação diagnóstica por meio do exame micológico direto e do cultivo fúngico. O antifungigrama foi realizado com cepas do principal dermatófito, isolado por microdiluição em caldo (M38-A2 - CLSI).
RESULTADOS: A confirmação laboratorial do diagnóstico clínico de onicomicose ocorreu em 59% dos pacientes. Em 54,2% deles, foi positivo somente o exame micológico direto; em 44,1%, o exame micológico direto e o cultivo; e em um caso (1,7%), somente o cultivo. Isso demonstra a concordância fraca entre esses exames (índice kappa = 0,385; p < 0,001). Concentrações inibitórias mínimas (CMIs) elevadas de fluconazol foram observadas em 66,7% dos isolados de T. rubrum testados, e de itraconazol, em 25% dos isolados. Em relação à terbinafina e ao ciclopirox, CMI elevada foi detectada somente em um isolado - uma das cepas em que a atividade in vitro do itraconazol e do fluconazol também não foi comprovada.
CONCLUSÕES: Fraca concordância foi evidenciada entre o exame micológico direto e o cultivo para o diagnóstico da onicomicose, sendo o exame micológico direto significativamente mais sensível. Com exceção do fluconazol, os antifúngicos testados apresentaram boa atividade in vitro frente aos isolados clínicos de T. rubrum.

Palavras-chave: Onicomicose; Prevalência; Testes diagnósticos de rotina



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações