Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 3
Relato de Caso
Pitiríase rubra pilar e hipotireoidismo*
Pityriasis Rubra Pilar and hypothyroidism*
Aline Martinez Franzotti; Juliana Centofanti Dentello Avelar; Thaís Abrão Cardoso; Mario Cesar Pires; Maria do Rosário Vidigal
Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos (CHPBG) - Guarulhos (SP), Brasil
Recebido em 20.07.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 18.08.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Franzotti AM, Avelar JCD, Cardoso TA, Pires MC, Vidigal MR. Pitiríase rubra pilar e hipotireoidismo. An Bras Dermatol. 2014;89(3):499-502.
Correspondência:
Aline Martinez Franzotti
Avenida Emílio Ribas - 1819 Guarulhos
07050-001 - São Paulo - SP Brasil
E-mail: alinefranzotti@yahoo.com.br
Pitiríase rubra pilar é uma rara desordem papuloescamosa crônica. Por não possuir etiologia definida, seus tratamentos baseiam-se em relatos de casos e estudos retrospectivos com casuística reduzida, pois sua relativa raridade torna as pesquisas randomizadas de difícil realização. Alguns fatores sugerem que o metabolismo da vitamina A esteja envolvido com sua patogenia. Relatamos aqui um caso de pitiríase rubra pilar associada a hipotireoidismo autoimune que apresentou resposta rápida e completa após reposição de hormônio tireoidiano, sem qualquer associação com outro tratamento sistêmico. Na literatura há apenas outros três relatos de melhora expressiva das lesões após a correção hormonal. A deficiência de hormônio da tireoide inibe a transformação de caroteno em vitamina A, o que seria responsável pela ocorrência da pitiríase rubra pilar nesse paciente.
Palavras-chave: Hipotireoidismo; Pitiríase rubra pilar; Terapêutica
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841