Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 3
Qual é seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico*
Case for diagnosis*
Lourenço de Azevedo Lima; Natacha de Carvalho Mello Haddad; Ricardo Barbosa Lima; Antonio Macedo D'Acri; Carlos José Martins
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Recebido em 11.06.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.07.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito de Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Lima LA, Haddad NCM, Lima RB, D'Acri AM, Martins CJ. Caso para diagnóstico. Doença de Degos: relato de caso. An Bras Dermatol. 2014;89(3):523-4.
Correspondência:
Lourenço de Azevedo Lima
Rua Mariz e Barros, 775 - Tijuca
20270-004 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: louarquivos@gmail.com
A Doença de Degos, também chamada de Papulose Atrófica Maligna, é uma vasculopatia oclusiva, rara, de etiologia desconhecida, caracterizada por infartos na derme, no trato gastrointestinal, no sistema nervoso central e em outros órgãos. Caracteriza-se por pápulas eritematosas, umbilicadas, que evoluem com zona central deprimida, com coloração porcelânica e halo eritematoso com telangiectasias. Os achados histológicos são necrose dermoepidérmica em forma de cunha e trombose dos vasos sanguíneos. Cerca de 50 a 60% dos pacientes com sintomas sistêmicos morrem em dois a três anos, a maioria por perfuração gastrointestinal. Relatamos um caso típico, em mulher de 45 anos, que evoluiu para óbito.
Palavras-chave: Complemento C5; Doenças vasculares; Papulose atrófica maligna
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841