Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Revisão
Psoríase ungueal: uma revisão da literatura*
Nail psoriasis: a review of the literature*
Karen Regina Rosso Schons1; Cristiane Faccin Knob1; Nádia Murussi1; André Avelino Costa Beber1; Walter Neumaier1; Odirlei André Monticielo2
1. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria (RS), Brasil
2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre (RS), Brasil
Recebido em 20.03.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.04.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Schons KRR, Knob CF, Murussi N, Beber AAC, Neumaier W, Monticielo OA. Psoríase ungueal: uma revisão da literatura. An Bras Dermatol. 2014;89(2):317-22.
Correspondência:
Karen Regina Rosso Schons
Avenida Roraima, S/N - Camobi
97105-100 - Santa Maria - RS Brasil
E-mail: ka.bras@bol.com.br
As unhas são consideradas apêndices epidérmicos, de modo que o seu acometimento é comum nos pacientes com psoríase, manifestando-se em até 80% dos casos no decorrer da doença. As alterações ungueais relacionadas à psoríase dividem-se em dois padrões. O envolvimento da matriz ungueal resulta em alterações como leuconíquia, pitting (depressões cupuliformes), manchas avermelhadas na lúnula e crumbling (esfarelamento da lâmina). Já o envolvimento do leito ungueal ocasiona onicólise, manchas salmão ou em óleo, hiperqueratose subungueal e hemorragias em estilhas. A doença ungueal ocasiona incômodo estético e funcional, além de estar relacionada a formas mais graves de psoríase e acometimento articular concomitante. O tratamento, basicamente, requer o uso de medidas comportamentais, medicações tópicas ou tratamento sistêmico nas formas com envolvimento cutâneo extenso ou articular. Este artigo apresenta uma revisão sobre os principais aspectos da psoríase ungueal, suas formas de apresentação, ferramentas diagnósticas auxiliares, métodos de mensuração, repercussões clínicas e opções terapêuticas disponíveis.
Palavras-chave: Artrite psoriásica; Psoríase; Unhas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841