Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Investigação
Prevenção da repetição de episódios de reação tipo 2 da hanseníase com o uso da talidomida na dose de 100mg/dia*
Prevention of repeated episodes of type 2 reaction of leprosy with the use of thalidomide 100 mg/day*
Maria Stella de Mello Ayres Putinatti; Joel Carlos Lastória; Carlos Roberto Padovani
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) - Botucatu (SP), Brasil. ©2014 by Anais Brasileiros de Dermatologia
Recebido em 02.08.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.04.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Putinatti MSMA, Lastória JC, Padovani CR. Prevenção da repetição de episódios de reação tipo 2 da hanseníase com o uso da talidomida na dose de 100mg/dia. An Bras Dermatol. 2014;89(2):266-72.
Correspondência:
Joel Carlos Lastória
Av. Prof. Montenegro, s/n Distrito de Rubião Junior
18618970 - Botucatu - SP Brasil
E-mail: lastoria@fmb.unesp.br
FUNDAMENTOS: A hanseníase pode ter seu curso crônico alterado por episódios reacionais do tipo 1 e 2, este último denominado Eritema Nodoso Hansênico (ENH). A talidomida é a medicação de eleição para controle do episódio de ENH desde 1965.
OBJETIVOS: Estes episódios podem ocorrer de forma repetitiva, com consequentes danos ao paciente. Com o intuito de evitar esses episódios, após o seu controle, utilizou-se a talidomida, na dose de 100mg/dia, por um período de seis meses, com acompanhamento por outros seis meses após sua suspensão.
MÉTODOS: Foram avaliados 42 pacientes da forma multibacilar (MB) que apresentaram ENH, primeiro episódio ou de repetição, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 84 anos.
RESULTADOS: Entre os 42 pacientes avaliados, 39 (92,85%) eram da forma virchowiana (V) e três (7,15%), da dimorfa (D). Observou-se que 100% dos pacientes não apresentaram episódio reacional durante o uso da droga, na dose proposta. Após a suspensão, durante o período de observação clínica, 33 (78,57%) dos pacientes não apresentaram episódio reacional e nove (21,43%), todos da forma virchowiana, o apresentaram de forma considerada leve, controlado com anti-inflamatórios não hormonais. Não foram observados efeitos adversos da droga.
CONCLUSÕES: A talidomida, na dose de 100mg/dia, como manutenção, mostrou-se efetiva, impedindo a repetição dos episódios reacionais tipo 2.
Palavras-chave: Conduta do tratamento medicamentoso; Eritema nodoso; Hanseníase; Talidomida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841