Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Qual é seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico*
Case for diagnosis*
Joanna Pimenta de Araujo Franco; Caroline Cruz Barbosa; Bárbara Ferreira Saraiva da Fonseca; Ricardo Barbosa Lima; Antônio Macedo D'Acri; Carlos José Martins
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Recebido em 18.04.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.06.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Franco JPA, Barbosa CC, Fonseca BFS, Lima RB, D'Acri AM, Martins CJ. Caso para diagnóstico: dermatofibrossarcoma protuberans de localização incomum. An Bras Dermatol. 2014;89(2):363-4.
Correspondência:
Joanna Pimenta de Araujo Franco
Rua Mariz e Barros, 775
20270-004 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: jopimentafn@yahoo.com.br
O dermatofibrossarcoma protuberans é um tumor fibro-histiocítico, de malignidade intermediária, com crescimento local agressivo e alta taxa de recorrência, mas com baixo potencial metastático. Manifesta-se como placa endurecida, com crescimento lento, onde se desenvolvem nódulos. Predomina no tronco, sendo a localização acral incomum. A histopatologia revela células fusiformes com padrão estoriforme e aspecto "em roda de carroça ou redemoinho". A imuno-histoquímica mostra positividade para CD34. O tratamento é cirúrgico. Relatamos um caso de longa evolução, com localização incomum, recidivando após cirurgia, com o objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, evitando cirurgias mais agressivas com maior morbidade.
Palavras-chave: Dermatofibrossarcoma; Extremidades; Neoplasias cutâneas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841