Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Investigação
Laser de Erbium fracionado no fotoenvelhecimento: estudo randomizado comparativo, clínico e histopatológico entre métodos ablativos (2940nm) e não ablativos (1540nm) após três meses de tratamento*
Fractional Erbium laser in the treatment of photoaging: randomized comparative, clinical and histopathological study of ablative (2940nm) vs. non-ablative (1540nm) methods after 3 months*
Juliano Borges1; Tullia Cuzzi2; Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda3; Mônica Manela-Azulay2
1. Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Recebido em 14.12 .2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 08.03.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Borges J, Cuzzi T, Mandarim-de-Lacerda CA, Manela-Azulay M. Laser de Erbium fracionado no fotoenvelhecimento: estudo randomizado comparativo, clínico e histopatológico entre métodos ablativos (2940nm) e não ablativos (1540nm) após três meses de tratamento. An Bras Dermatol.(2):254-63.
Correspondência:
Juliano Borges
Rua Almirante Tamandaré, 66-605 - Flamengo
22210-905 - Rio de Janeiro - RJ Brasil
E-mail: julianoborges1@yahoo.com
FUNDAMENTOS: Lasers fracionados não ablativos mantêm íntegra a epiderme, enquanto lasers fracionados ablativos a removem, sendo, teoricamente, mais eficazes.
OBJETIVOS: Avaliar as mudanças clínicas e histológicas, induzidas por fototermólise fracionada, no tratamento do fotoenvelhecimento, comparando a possível equivalência de múltiplas sessões de laser de Erbium fracionado de 1540nm a uma única sessão de 2940nm.
MÉTODOS: 18 pacientes (idade média de 55,9 anos) concluíram o tratamento com três sessões de 1540nm em uma hemiface (50mJ/mB; 15 ms, 2 passadas) e uma sessão de 2940nm na outra (5mJ/mB; 0,25 ms; 2 passadas). Realizaram-se biópsias pré-tratamento e três meses após o procedimento. Foram realizadas avaliações clínica e histológica e morfometria.
RESULTADOS: Todos os pacientes apresentaram melhora clínica, sem diferença estatisticamente significativa (p>0.05) entre os lados tratados para cor, textura, rugas e firmeza. A histopatologia evidenciou nova organização das fibras colágenas e elásticas, acompanhada de edema, mais evidente com 2940nm. Tal impressão foi confirmada pela morfometria, que demonstrou queda na densidade do colágeno para ambos os tratamentos, estatisticamente significante para 2940 nm (p>0.001).
CONCLUSÕES: Três sessões de 1540nm foram clinicamente equivalentes a uma sessão de 2940nm. O edema observado, possivelmente, contribuiu para os resultados clínicos positivos após três meses, juntamente com a nova organização das fibras colágenas e elásticas. O edema maior após o uso de 2940nm indica que a remodelação dérmica é mais prolongada para este tratamento do que no uso de 1540nm. É possível que a superioridade histológica correlacione-se a efeitos mais duradouros, porém seria necessária uma coorte de duração maior que três meses para esta definição.
Palavras-chave: Colágeno; Elastina; Envelhecimento da pele; Lasers
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841