Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 2

Investigação

Imunomarcação tecidual para o fator XIIIa em dendrócitos dérmicos de lesões cutâneas de pitiríase alba*

Tissue immunostaining for factor XIIIa in dermal dendrocytes of pityriasis alba skin lesions*


Francisca Regina Oliveira Carneiro; Gabriela Borborema do Amaral; Maiana Darwich Mendes; Juarez Antônio Simões Quaresma


Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém (PA), Brazil

Recebido em 15.10.2012
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.04.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Carneiro FRO, Amaral GB, Mendes MD, Quaresma JAS. Imunomarcação tecidual para o fator XIIIa em dendrócitos dérmicos de lesões cutâneas de pitiríase alba. An Bras Dermatol. 2014;89(2):249-52.

Correspondência:

Francisca Regina Oliveira Carneiro
Rua Perebebuí, 2623 - Marco
66087-670 - Belém - PA Brasil
E-mail:reginacarneiro@globo.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A pitiríase alba é uma dermatose de caráter crônico, recidivante, de etiologia incerta, caracterizada por máculas hipocrômicas, com escamas furfuráceas, contornos irregulares e limites imprecisos. A pitiríase alba atinge 1% da população mundial e cerca de 9,9% das crianças no Brasil, porém sua imunopatogênese permanece incerta.
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é avaliar a imunoexpressão tecidual de dendrócitos dérmicos marcados com o fator XIIIa nas lesões cutâneas de pitiríase alba.
MÉTODOS: Foi realizada biópsia de lesões cutâneas de 20 pacientes com pitiríase alba e 20 com dermatite atópica, para posterior contagem de dendrócitos dérmicos marcados pelo fator XIIIa por meio de análise imuno-histoquímica.
RESULTADOS: A média de células dendríticas encontradas nos pacientes com pitiríase alba foi de 2, enquanto nos pacientes com dermatite atópica foi de 4, observando-se diferença estatisticamente significante entre elas. Foi estabelecido ponto de corte de 3 células/campo para distinguir a pitiríase alba da dermatite atópica, com sensibilidade de 80% e especificidade de 90%.
CONCLUSÃO: Sugere-se que a pitiríase alba e a dermatite atópica sejam formas clínicas diferentes dentro do espectro da doença atópica, no qual a radiação solar possui função fundamental no sentido de modular a progressão da doença para o polo mais, ou menos, inflamatório.

Palavras-chave: Dermatite atópica; Fator XIIIa; Pitiríase



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações