Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 2

Investigação

Falta de seguimento: um desafio ao acompanhamento dermatoscópico digital*

Lack of compliance: a challenge for digital dermoscopy follow-up*


Guilherme Augusto Gadens


Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil

Recebido em 17.02.13.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.05.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Gadens GA. Falta de seguimento: um desafio ao acompanhamento dermatoscópico digital. An Bras Dermatol. 2014;89(2):244-7.

Correspondência:

Guilherme Augusto Gadens
Rua São Vicente, 55
80030-470 - Curitiba - PR Brasil
E-mail: guigadens@yahoo.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A dermatoscopia digital é o método de escolha para o acompanhamento de pacientes com fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma cutâneo. Através da comparação de uma determinada lesão em diferentes momentos, tal exame possibilita o diagnóstico mais precoce possível do melanoma ao identificar as mais sutis alterações. Assim, fica evidente a importância da repetição do exame em diferentes momentos, com intervalo a ser determinado pelo médico avaliador.
OBJETIVOS: Avaliar a taxa de aderência dos pacientes ao acompanhamento com dermatoscopia digital. MÉTODOS: Análise retrospectiva de 36 pacientes que realizaram dermatoscopia digital e mapeamento corporal total em um serviço privado no período compreendido entre setembro de 2010 e janeiro de 2013.
RESULTADOS: Apenas 25% dos pacientes realizaram os exames de dermatoscopia digital de seguimento.
CONCLUSÕES: A baixa aderência dos pacientes aos exames de seguimento pode comprometer a eficácia deste valioso método na análise das lesões melanocíticas. A falta de seguimento representa um desafio na rotina do médico avaliador dos exames.

Palavras-chave: Dermoscopia; Cooperação do paciente; Melanoma; Nevos e melanomas; Perda de seguimento; Síndrome do nevo displásico



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações