Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Investigação
Falta de seguimento: um desafio ao acompanhamento dermatoscópico digital*
Lack of compliance: a challenge for digital dermoscopy follow-up*
Guilherme Augusto Gadens
Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Curitiba (PR), Brasil
Recebido em 17.02.13.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 05.05.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Gadens GA. Falta de seguimento: um desafio ao acompanhamento dermatoscópico digital. An Bras Dermatol. 2014;89(2):244-7.
Correspondência:
Guilherme Augusto Gadens
Rua São Vicente, 55
80030-470 - Curitiba - PR Brasil
E-mail: guigadens@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: A dermatoscopia digital é o método de escolha para o acompanhamento de pacientes com fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma cutâneo. Através da comparação de uma determinada lesão em diferentes momentos, tal exame possibilita o diagnóstico mais precoce possível do melanoma ao identificar as mais sutis alterações. Assim, fica evidente a importância da repetição do exame em diferentes momentos, com intervalo a ser determinado pelo médico avaliador.
OBJETIVOS: Avaliar a taxa de aderência dos pacientes ao acompanhamento com dermatoscopia digital. MÉTODOS: Análise retrospectiva de 36 pacientes que realizaram dermatoscopia digital e mapeamento corporal total em um serviço privado no período compreendido entre setembro de 2010 e janeiro de 2013.
RESULTADOS: Apenas 25% dos pacientes realizaram os exames de dermatoscopia digital de seguimento.
CONCLUSÕES: A baixa aderência dos pacientes aos exames de seguimento pode comprometer a eficácia deste valioso método na análise das lesões melanocíticas. A falta de seguimento representa um desafio na rotina do médico avaliador dos exames.
Palavras-chave: Dermoscopia; Cooperação do paciente; Melanoma; Nevos e melanomas; Perda de seguimento; Síndrome do nevo displásico
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841