Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 2
Investigação
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão em portadores de hiperidrose primária grave*
Evaluation of anxiety and depression prevalence in patients with primary severe hyperhidrosis*
Gleide Maria Gatto Bragança1; Sonia Oliveira Lima2; Aloisio Ferreira Pinto Neto2; Lucas Menezes Marques2; Enaldo Vieira de Melo2; Francisco Prado Reis1
1. Universidade Tiradentes (UNIT) - Aracaju (SE), Brasil
2. Universidade Federal de Sergipe (UFS) - São Cristóvão (SE), Brasil
Recebido em 10.10.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 03.03.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Bragança GMG, Lima SO, Pinto Neto AF, Marques LM, Melo EV, Reis FP. Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão em portadores de hiperidrose primária grave. An Bras Dermatol. 2014;89(2):232-7.
Correspondência:
Aloisio Ferreira Pinto Neto
Rua Monsenhor Silveira, 342
Bairro São José
49015-030 - Aracaju - SE Brasil
E-mail: aloisiofpneto@gmail.com
FUNDAMENTOS: A hiperidrose primária pode levar a alterações de humor devido aos transtornos causados por este agravo.
OBJETIVO: Avaliar a existência de ansiedade e depressão em portadores de hiperidrose primária grave que buscaram tratamento em consultório médico.
MÉTODO: Aplicou-se o questionário Hospital Anxiety and Depression Scale em 197 indivíduos, utilizando-se o teste qui-quadrado e o teste exato de Fisher, p<0,05.
RESULTADOS: Verificou-se um aumento da prevalência de ansiedade (49,6%), mas não da depressão (11,2%) entre os portadores de hiperidrose primária, sem associação com sexo, faixa etária e quantidade de áreas acometidas. A hiperidrose primária palmar e a plantar foram as mais frequentes; porém, quando relacionadas à presença de ansiedade, as mais encontradas foram a axilar (p=0,02) e a craniofacial (p=0,02). Houve associação de pacientes que apresentaram depressão e ansiedade (p=0,001).
CONCLUSÕES: o acometimento pela hiperidrose primária foi responsável por uma prevalência de ansiedade maior que a descrita na população em geral e em portadores de outras doenças crônicas. A depressão apresentou uma baixa prevalência, sendo as formas moderada e leve as mais frequentes e, muitas vezes, associadas à ansiedade. O grau de ansiedade foi maior nas formas leve e moderada do que na grave.
Palavras-chave: Adolescente; Adulto; Hiperidrose; Psiquiatria do adolescente; Transtornos mentais
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841