Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 1
Investigação
Utility of dermoscopy for demarcation of surgical margins in Mohs micrographic surgery*
Avaliação do uso da dermatoscopia na demarcação das margens cirúrgicas na cirurgia micrográfica de Mohs*
Heliane Sanae Suzuki1; Sérgio Zuñeda Serafini2; Maurício Shigueru Sato3
1. Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em clínica particular - Curitiba (PR), Brasil
2. Médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; professor do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) - Curitiba (PR), Brasil
3. Médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; médico colaborador do ambulatório de cirurgia de Mohs do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) - Curitiba (PR), Brasil
Recebido em 04.01.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 18.02.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Suzuki HS, Serafini SZ, Sato MS. Avaliação do uso da dermatoscopia na demarcação das margens cirúrgicas na cirurgia micrográfica de Mohs. An Bras Dermatol. 2014;89(1):38-43.
Correspondência:
Heliane Sanae Suzuki
Rua General Carneiro, 181 SAM 4
80060-900 - Curitiba -PR Brasil
E-mail: helianesuzuki@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: O câncer de pele é a neoplasia maligna mais comum e pode ser tratada de várias maneiras. Uma delas é a cirurgia micrográfica de Mohs. Em decorrência do aumento da incidência das neoplasias cutâneas nas últimas décadas, há necessidade de aprimoramentos na técnica de Mohs para otimizar a sua eficácia.
OBJETIVO: Avaliar se o uso da dermatoscopia na demarcação de margens na cirurgia micrográfica de Mohs pode diminuir o tempo cirúrgico e, consequentemente, a morbidade cirúrgica e os custos.
MÉTODOS: Foram selecionados 44 pacientes com indicação de cirurgia micrográfica de Mohs, alocados em dois grupos (de estudo e de controle), com margens cirúrgicas guiadas pela dermatoscopia.
RESULTADOS: Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos pela análise com o teste do qui quadrado (p = 0,399).
CONCLUSÃO: Embora ambos os grupos tenham mostrado resultados equivalentes, o estudo traz uma proposta prática de aprimoramento da técnica. Há necessidade de outros estudos para que esses resultados sejam comprovados.
Palavras-chave: Cirurgia de Mohs; Dermoscopia; Neoplasias cutâneas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841