Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 1
Investigação
Questionário de qualidade de vida específico para acne (Acne-QoL): tradução, adaptação cultural e validação para a língua portuguesa no Brasil*
Acne-specific quality of life questionnaire (Acne-QoL): translation, cultural adaptation and validation into Brazilian-Portuguese language*
Cristhine de Souza Leão Kamamoto1; Karime Marques Hassun2; Ediléia Bagatin3; Jane Tomimori4
1. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); médica colaboradora do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
2. Mestre em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); médica do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
3. Doutora em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); professora adjunta do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil
4. Doutora em Dermatologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP); professora-associada do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 02.10.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 23.01.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Kamamoto CSL, Hassun KM, Bagatin E, Tomimori J. Questionário de qualidade de vida específico para acne (Acne-QoL): tradução, adaptação cultural e validação para a língua portuguesa usada no Brasil. An Bras Dermatol. 2014;89(1):83-90.
Correspondência:
Jane Tomimori
Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Rua Borges Lagoa, 508
04038-001 - São Paulo,SP
E-mail: jane.tomimori@unifesp.br; cristhineslk@yahoo.com.br
FUNDAMENTOS: Muitos estudos sobre o impacto psicossocial da acne surgiram na literatura médica estrangeira, evidenciando a qualidade de vida como desfecho clínico relevante. Sabe-se que a opinião do paciente sobre sua doença pode diferir da avaliação médica. Assim, a utilização de instrumentos validados que tornem a visão subjetiva em dado objetivo tem sua importância justificada.
OBJETIVOS: Traduzir o Acne-Specific Quality of Life Questionnaire para o português do Brasil, realizar sua adaptação cultural e verificar sua confiabilidade e validade.
MÉTODOS: Propriedades de medidas foram verificadas: 1) validade - comparação entre a gravidade da acne e os escores do Acne-QoL, além de correlação entre a duração da acne e o Acne-QoL e entre os escores dos domínios do Acne-QoL e os componentes do SF-36; 2) consistência interna - coeficiente alfa de Cronbach; 3) reprodutibilidade teste-reteste - coeficiente de correlação intraclasse e teste de Wilcoxon.
RESULTADOS: Oitenta indivíduos com idade média de 20,5 ± 4,8 anos e acne facial classificada quanto à gravidade em leve (33,8%), moderada (36,2%) e grave (30%) foram estudados. Os escores dos domínios do Acne-QoL foram semelhantes entre as categorias de gravidade da acne, exceto aqueles do domínio aspecto social. Os indivíduos com menor duração apresentaram escores maiores. Os domínios do Acne-QoL demonstraram correlação significante entre si e com os componentes aspecto social e saúde mental do SF-36. A consistência interna (0,925-0,952) e a reprodutibilidade teste-reteste (0,768-0,836) foram consideradas aceitáveis.
CONCLUSÃO: A versão em português do Acne-QoL é um instrumento de avaliação de qualidade de vida com confiabilidade e validade adequadas para estudos sobre acne facial.
Palavras-chave: Acne vulgar; Indicadores de qualidade de vida; Qualidade da assistência à saúde; Qualidade de vida
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841