Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 89 Número 1
Investigação
Queratose pilar e prevalência de acne vulgar: um estudo transversal*
Keratosis pilaris and prevalence of acne vulgaris: a cross-sectional study*
Juliano Vilaverde Schmitt1; Brunno Zeni de Lima2; Monique Carolina Meira do Rosário de Souza2; Hélio Amante Miot1
1. Doutor; professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FMB-Unesp) - Botucatu (SP), Brasil
2. Médico(a) residente do serviço de dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, da Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) - Curitiba (PR), Brasil.
Recebido em 04.01.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 27.01.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Schmitt JV, Lima BZ, Souza MCMR, Miot HA. Queratose pilar e prevalência de acne vulgar: um estudo transversal. An Bras Dermatol. 2014;89(1):91-5.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Juliano Vilaverde Schmitt
Av. Sete de Setembro, 4713 - Água Verde
80240-000 - Curitiba - PR Brasil
E-mail: julivs@gmail.com
FUNDAMENTOS: A acne vulgar tem predisposição genética importante, assim como a queratose pilar. Observações clínicas sugerem que os pacientes com queratose pilar têm acne menos frequente e menos grave, porém não encontramos estudos a esse respeito.
OBJETIVO: Determinar se a presença de queratose pilar está associada à menor prevalência e gravidade da acne.
MÉTODOS: Estudo transversal foi realizado com pacientes dermatológicos com idade entre 14 e 35 anos. Avaliamos a história clínica, o grau da acne, as variáveis demográficas, os antecedentes atópicos, o tabagismo e o uso de contraceptivos hormonais. Dois grupos foram definidos pela presença ou ausência de queratose pilar moderada a intensa nos braços e comparados bivariadamente e por regressão logística múltipla.
RESULTADOS: Incluímos 158 pacientes (66% de mulheres) com idade mediana de 23 ± 11; 26% apresentavam queratose pilar, a qual esteve associada com histórico de atopia (OR = 2,80 [1,36 a 5,75]; p < 0,01). Acne esteve presente em 66%, havendo associação com história familiar de acne (OR = 5,75 [2,47 a 13,37]; p < 0,01). Em análise bivariada e multivariada, o grupo com queratose pilar teve histórico menos frequente de acne (OR = 0,32 [0,14 a 0,70]; p < 0,01).
CONCLUSÃO: A presença de queratose pilar moderada a intensa nos braços esteve associada a menor prevalência de acne vulgar e menor gravidade das lesões faciais em adolescentes e adultos jovens.
Palavras-chave: Acne vulgar; Ceratose; Cromossomos humanos par 18; Fatores de risco
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841