Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 89 Número 1

Caso Clínico

Vitiligo segmentar após o uso de infliximabe para artrite reumatoide - Relato de caso*

Segmental vitiligo after infliximab use for rheumatoid arthritis - A case report*


Clarissa Luiza Dalla Bernardina Carvalho1; Luciena Cegatto Martins Ortigosa2


1. Residente em dermatologia no Hospital Regional de Presidente Prudente, da Universidade do Oeste Paulista (HRPP-Unoeste) - Presidente Prudente (SP), Brasil
2. Mestre; professora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); preceptora da residência médica em dermatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente, da Universidade do Oeste Paulista (HRPP-Unoeste) - Presidente Prudente (SP), Brasil

Recebido em 20.06.2013.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.07.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum
Conflito Interesses: Nenhum
Como citar este artigo: Carvalho CLDB, Ortigosa LCM. Vitiligo segmentar após o uso de infliximabe para artrite reumatoide - Relato de caso. An Bras Dermatol. 2014;89(1):158-60.

Correspondência:

Clarissa Luiza Dalla Bernardina Carvalho
Rua José Bongiovani, 1297 Vila Liberdade
19050-680 Presidente Prudente, SP Brasil
E-mail: clarissadbernardina@hotmail.com

 

Resumo

O fator de necrose tumoral alfa é uma citocina relacionada aos processos inflamatórios e imunes, agindo em diferentes partes do corpo. É secretado por inúmeros tipos celulares, incluindo macrófagos, linfócitos, monócitos, neutrófilos, células dendríticas, entre outros. O infliximabe é um anticorpo monoclonal quimérico que se liga especificamente ao fator de necrose tumoral alfa nas formas solúvel e transmembrânica, bloqueando sua ação. É usado na artrite reumatoide, pois as citocinas causadoras da inflamação dessa doença são reguladas por fator de necrose tumoral alfa e IL-1. Relata-se o caso de uma paciente de 46 anos com artrite reumatoide que desenvolveu vitiligo segmentar após dois meses de uso do infliximabe. O relato objetiva alertar a existência desse efeito adverso, que pode ser induzido com o uso da medicação.

Palavras-chave: Artrite reumatoide; Fator de necrose tumoral alfa; Vitiligo



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações