Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 75 Número 2

Investigação

Estudo multicêntrico para elaboração de uma bateria-padrão brasileira de teste de contato

Multicentric study for the development of a standard Brazilian patch test series



Recebido em 25.02.99. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 31.01.00. Trabalho realizado em Serviços de Hospitais Universitários, Hospitais de Clínicas e Clínicas Particulares no Estado de São Paulo.

Correspondência:
Norberto Belliboni Rua Ezequiel Freire, 35 sl. 11 São Paulo SP 02034-000 Tel: (11) 267-2927

 

Resumo

*Fundamento:* Os testes de contato têm sido realizados no Brasil com baterias não padronizadas para o território nacional. Além das diferenças populacionais, os alérgenos mais importantes no Brasil podem ser diferentes daqueles de outros países. *Objetivo:* Padronizar uma bateria de testes de contato para uso no país, assim como a técnica da realização do teste. *Métodos:* Realização de 967 testes de contato em pacientes com suspeita de dermatite alérgica de contato utilizando uma bateria com 30 substâncias em contensores do tipo Finn Chambers® em concentrações adequadas. *Resultados:* Os testes foram positivos em 62% dos pacientes, demonstrando-se sulfato de níquel e timerosol os mais comuns. Os resultados mostraram diferenças em relação às séries americana e européia. *Conclusões:* A bateria utilizada mostrou-se adequada para realização de testes de contato no Brasil.

Palavras-chave: ALERGIA, TESTE DE CONTATO., DERMATITE DE CONTATO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações