Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 6

Investigação

Obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus*

Obesity and dyslipidemia in patients with psoriasis treated at a dermatologic clinic in Manaus*


Mônica Santos1; Hannah Monteiro Fonseca2; Alex Panizza Jalkh3; Gabriela Piraice Gomes2; Andrea de Souza Cavalcante4


1. Doutora em Medicina Tropical; médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM); professora de Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Manaus (AM), Brasil
2. Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Manaus (AM), Brasil
3. Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias; médico dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM) - Manaus (AM), Brasil
4. Médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM) - Manaus (AM), Brasil

Received on 27.08.12.
Approved by the Advisory Board and accepted for publication on 23.01.2013.
Financial support: This work received financial support from the Amazonas Research Foundation (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM).
Conflict of interests: none.
How to cite this article: Santos M, Fonseca HM, Jalkh AP, Gomes GP, Cavalcante AS. Obesity and dyslipidemia in patients with psoriasis treated at a dermatologic clinic in Manaus. An Bras Dermatol. 2013;88(6):913-6.

Correspondência:
Mônica Santos
Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro
69040-000 - Manaus - AM. Brasil
E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, com etiologia multifatorial, com participação de fatores genéticos, auto-imunes e ambientais. Estudos recentes demonstram o papel de células e mediadores inflamatórios na patogênese da psoríase, que passou a ser definida como uma afecção inflamatória sistêmica e auto-imune, podendo associarse a outras doenças de natureza inflamatória.
OBJETIVOS: Avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus.
MÉTODOS: Foi realizado estudo descritivo e prospectivo para avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase. Além do atendimento dermatológico preconizado, foi realizado exame físico com medida de peso, altura e circunferência abdominal.
RESULTADOS: Foram incluídos 72 pacientes, sendo 44 (61,1%) do sexo feminino e 28 (38,9%) do sexo masculino, com média de idade de 51,0 anos ± 15,9 anos. Quanto ao índice de massa corporal, 16 (22,2%) apresentavam sobrepeso e 20 (27,8%), obesidade. Na análise da circunferência abdominal em relação ao gênero, observou-se que 79,5% das mulheres examinadas apresentavam obesidade central, percentual estatisticamente maior que o observado entre os homens (42,9%), ao nível de 5% de significância (p= 0,001). Em relação ao diagnóstico de dislipidemia, 29 (65,9%) do sexo feminino e 22 (78,6%) do masculino apresentaram alteração no lipidograma.
CONCLUSÕES: A ocorrência de dislipidemia e obesidade nos pacientes com psoríase pode alterar a qualidade e expectativa de vida, aumentando o risco de doenças sistêmicas e metabólicas, o que torna obrigatória a investigação periódica dessas comorbidades nos portadores de psoríase.

Palavras-chave: Dislipidemias; Obesidade; Psoríase



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações