Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 6
Investigação
Obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus*
Obesity and dyslipidemia in patients with psoriasis treated at a dermatologic clinic in Manaus*
Mônica Santos1; Hannah Monteiro Fonseca2; Alex Panizza Jalkh3; Gabriela Piraice Gomes2; Andrea de Souza Cavalcante4
1. Doutora em Medicina Tropical; médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM); professora de Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Manaus (AM), Brasil
2. Acadêmica de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Manaus (AM), Brasil
3. Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias; médico dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM) - Manaus (AM), Brasil
4. Médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMTAM) - Manaus (AM), Brasil
Received on 27.08.12.
Approved by the Advisory Board and accepted for publication on 23.01.2013.
Financial support: This work received financial support from the Amazonas Research Foundation (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM).
Conflict of interests: none.
How to cite this article: Santos M, Fonseca HM, Jalkh AP, Gomes GP, Cavalcante AS. Obesity and dyslipidemia in patients with psoriasis treated at a dermatologic clinic in Manaus. An Bras Dermatol. 2013;88(6):913-6.
Correspondência:
Mônica Santos
Av. Pedro Teixeira, 25 - Dom Pedro
69040-000 - Manaus - AM. Brasil
E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com
FUNDAMENTOS: A psoríase é uma doença inflamatória crônica, com etiologia multifatorial, com participação de fatores genéticos, auto-imunes e ambientais. Estudos recentes demonstram o papel de células e mediadores inflamatórios na patogênese da psoríase, que passou a ser definida como uma afecção inflamatória sistêmica e auto-imune, podendo associarse a outras doenças de natureza inflamatória.
OBJETIVOS: Avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase atendidos num ambulatório de dermatologia de Manaus.
MÉTODOS: Foi realizado estudo descritivo e prospectivo para avaliar a ocorrência de obesidade e dislipidemia em pacientes com psoríase. Além do atendimento dermatológico preconizado, foi realizado exame físico com medida de peso, altura e circunferência abdominal.
RESULTADOS: Foram incluídos 72 pacientes, sendo 44 (61,1%) do sexo feminino e 28 (38,9%) do sexo masculino, com média de idade de 51,0 anos ± 15,9 anos. Quanto ao índice de massa corporal, 16 (22,2%) apresentavam sobrepeso e 20 (27,8%), obesidade. Na análise da circunferência abdominal em relação ao gênero, observou-se que 79,5% das mulheres examinadas apresentavam obesidade central, percentual estatisticamente maior que o observado entre os homens (42,9%), ao nível de 5% de significância (p= 0,001). Em relação ao diagnóstico de dislipidemia, 29 (65,9%) do sexo feminino e 22 (78,6%) do masculino apresentaram alteração no lipidograma.
CONCLUSÕES: A ocorrência de dislipidemia e obesidade nos pacientes com psoríase pode alterar a qualidade e expectativa de vida, aumentando o risco de doenças sistêmicas e metabólicas, o que torna obrigatória a investigação periódica dessas comorbidades nos portadores de psoríase.
Palavras-chave: Dislipidemias; Obesidade; Psoríase
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841