Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 6
Investigação
Estudo randomizado da eficácia clínica dos peelings superficiais de ácido láctico 85% versus ácido glicólico 70%
Randomized clinical efficacy of superficial peeling with 85% lactic acid versus 70% glycolic acid*
Paula Souza Prestes1; Márcia Motta Maia de Oliveira2; Gislaine Ricci Leonardi3
1. Mestre, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba - Piracicaba (SP), Brasil
2. Doutora; dermatologista em consultório particular - Piracicaba (SP), Brasil
3. Doutora; Professora doutora do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Professora Orientadora da Pós Graduação em Medicina Translacional na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - São Paulo (SP), Brasil
Recebido em 24.05.2012.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 04.01.2013.
Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None.
Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None.
Como citar este artigo/How to cite this article: Prestes PS, Oliveira MMM, Leonardi GR. Estudo randomizado da eficácia clínica dos peelings superficiais de ácido láctico a 85% versus ácido glicólico a 70%. An Bras Dermatol. 2013;88(6):902-8.
Correspondência:
Gislaine Ricci Leonardi
Rua São Nicolau - UNIFESP - Campus Diadema
CEP 09913-030 - Diadema - SP Brasil
E-mail: grleonardi@unifesp.br
FUNDAMENTOS: Peeling visa a acelerar o processo de esfoliação da pele.
OBJETIVOS: Desenvolver formulações contendo ácido láctico a 85% ou ácido glicólico a 70% e avaliar sua eficácia clínica na redução de rugas finas.
MÉTODOS: Testes preliminares foram efetuados e estudo in vivo foi realizado em três grupos com nove representantes cada, separados de forma randomizada. Um grupo foi controle, utilizando apenas fotoprotetor; outro utilizou ácido láctico e fotoprotetor; o último usou ácido glicólico e fotoprotetor. Para eficácia clínica, empregou-se microscópio CCD color, digitalizando-se as imagens do pré e do pós-tratamento. As aplicações foram realizadas por médica dermatologista uma vez por mês, a cada 30 dias, durante três meses. A área com traços de ruga foi calculada pela planimetria por contagem de pontos.
RESULTADOS: As formulações foram estáveis na avaliação visual e de pH. Não houve melhora no grupo controle; para o grupo do ácido láctico, houve melhora significativa após a segunda aplicação do peeling na região lateral externa do olho direito e após a terceira aplicação na região lateral externa olho esquerdo. Para o grupo do ácido glicólico, houve melhora significativa na região lateral externa olho esquerdo após a primeira aplicação e, depois de três aplicações, na região lateral externa do olho direito. As formulações magistrais empregadas no estudo devem ser mantidas sob refrigeração e manipuladas a cada 30 dias.
CONCLUSÕES: Tanto o peeling de ácido láctico quanto o de ácido glicólico foram eficazes na diminuição de rugas finas da região lateral externa dos olhos após três aplicações (p<0,05%). Verificou-se que a eficácia dos peelings na região lateral externa de um olho pode ser diferente da eficácia na pele da região lateral externa do outro olho, em relação à rapidez da melhora da pele.
Palavras-chave: Abrasão química; Ácido láctico; Envelhecimento da pele
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841