Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 6
Investigação
Ácido Tricloroacético a 80% no tratamento da onicocriptose
Using 80% trichloroacetic acid in the treatment of ingrown toenails*
Hugo Barreiros; Diogo Matos; João Goulão; Pedro Serrano; Alexandre João; Francisco Menezes Brandão
FUNDAMENTO: A unha encravada é uma patologia muito frequente. A doença engloba diferentes estadios existindo diferentes soluções terapêuticas. O fenol e o hidróxido de sódio são largamente utilizados na matricetomia química porém ambos cursam com longos tempos de cura.
OBJETIVO: O principal objectivo deste estudo prospectivo foi avaliar a eficácia da mactricectomia com ácido tricloroacético a 80% no tratamento da unha encravada.
MÉTODOS: Foram incluídos no estudo 133 doentes com 197 unhas encravadas. Factores predisponentes foram avaliados pré-operatoriamente. No período pós-operatório os doentes foram avaliados para potenciais complicações ao dia 3, 30, 180, 270 e 360. A dor foi avaliada antes da cirurgia, 24 horas e 72 horas depois da cirurgia.
RESULTADOS: Ocorreram apenas 3 (em 197) casos de recorrência da unha encravada. Antes da cirurgia registou-se exsudação em 82% dos doentes sendo que na primeira visita após a cirurgia este número foi reduzido para 19%. Observou-se ainda tecido de granulação persistente em 3% dos doentes (versus 75% antes da cirurgia). Os factores predisponentes mais frequentemente encontrados para unha encravada foram o corte excessivo da porção lateral da placa ungueal (63%), hiperhidrose plantar (58%) e pregas ungueais espessadas (39%). A dor teve uma redução dramática após a cirurgia.
CONCLUSÃO: É assumido que os procedimentos químicos para a unha encravada estão associados com longos tempos de cura mas os nossos resultados mostraram uma rápida recuperação. No tratamento da unha encravada a matricectomia parcial com ácido tricloroacético a 80% é um método rápido, eficaz e de fácil execução.
Palavras-chave: Doenças da unha; Procedimentos cirúrgicos menores; Unhas; Unhas encravadas
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841