Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 5
Investigação
Estudo comparativo do tratamento de ceratoses actínicas com diclofenaco sódico 3% e 5-fluorouracil 5%*
Comparative study of actinic keratosis treatment with 3% diclofenac sodium and 5% 5-fluorouracil*
Majoriê Mergen Segatto1; Sérgio Ivan Torres Dornelles2; Vera Bauer Silveira3; Gabriela de Oliveira Frantz4
1. Dermatologista; mestranda em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil
2. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); preceptor do ambulatório de dermatologia sanitária da Secretaria da Saúde (ADS) - Porto Alegre (RS), Brasil
3. Dermatologista; preceptora do ambulatório de dermatologia sanitária da Secretaria da Saúde (ADS) - Porto Alegre (RS), Brasil
4. Dermatologista de clínica privada - Porto Alegre (RS), Brasil
Recebido em 25.08.12.
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 26.10.2012.
Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None.
Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None.
Como citar este artigo/How to cite this article: Segatto MM, Dornelles SIT, Silveira VB, Frantz GO. Estudo comparativo do tratamento de ceratoses actínicas com diclofenaco sódico a 3% e 5-fluoruracil a 5%. An Bras Dermatol. 2013;88(5):734-40.
Correspondência:
Majoriê Mergen Segatto
Av Getulio Vargas 901/1303 - Menino Deus
90150-005 - Porto Alegre - RS Brasil
E-mail: msegatto@gmail.com
FUNDAMENTOS: Ceratose actínica é uma lesão frequente que ocorre em áreas de exposição solar. Diclofenaco sódico e 5-Fluorouracil são opções de tratamento tópico efetivo, não invasivo e de fácil aplicação.
OBJETIVOS: Avaliar e comparar a efetividade do diclofenaco sódico 3% associado ao ácido hialurônico 2,5% e do 5-fluorouracil 5% no tratamento de ceratose actínica, assim como a tolerabilidade e o grau de satisfação do paciente.
MÉTODOS: 28 pacientes com diagnóstico clínico de ceratoses actínicas foram randomizados para receber diclofenaco sódico ou 5-fluorouracil e foram avaliados clinicamente antes, ao término e após 8 semanas do tratamento. Utilizou-se o Escore de Melhora Global do Investigador e do Paciente, ambos modificados.
RESULTADOS: A média de lesões no grupo do diclofenaco sódico antes e depois do tratamento foi de 13,6 e 6,6 (p<0,001) e no grupo do 5-fluorouracil foi de 17,4 e 3,15 (p<0,001). Houve uma diminuição significativa no número de lesões no grupo do 5-fluorouracil em relação ao grupo do diclofenaco sódico (p<0,001). Para o médico não cegado houve uma resposta terapêutica satisfatoriamente maior no grupo do 5-fluorouracil (p<0,001); para o cegado, houve uma maior resposta nesse mesmo grupo, porém não significativa (p=0,09). Houve alta satisfação com o tratamento em ambos os grupos (73% no diclofenaco sódico e 77% no 5-fluorouracil; p=0,827). Já em relação aos efeitos adversos, o grupo do diclofenaco sódico apresentou taxa de satisfação maior (93,3% vs 38,4%; p=0,008). Eritema, edema, crostas e prurido foram significativamente maiores no tratamento com 5-fluorouracil.
CONCLUSÕES: Concluímos que o 5-fluorouracil foi mais efetivo, porém apresentou menor tolerabilidade que o diclofenaco sódico.
Palavras-chave: Ceratose actínica; Diclofenaco; Fluoruracila; Terapêutica
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841