Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Imagens em Dermatologia
Padrão dermatoscópico em cristas paralelas: observação em casos não-melanoma*
Parallel ridge pattern on dermoscopy: observation in non-melanoma cases
Tainá Scalfoni Fracaroli1, Fernanda Guedes Lavorato1, Juan Piñeiro Maceira2, Carlos Barcaui3
1Dermatologista em clínica privada – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Médico – Professor-associado do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Professor-adjunto de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 12.08.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.09.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Fracaroli TS, Lavorato FG, Maceira JP, Barcaui C. Padrão dermatoscópico em cristas paralelas: observação em casos não melanoma. An Bras Dermatol. 2013;88(4):657-9.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Tainá Scalfoni Fracaroli Av. Vinte e oito de setembro, 77 - Vila Isabel 20551-030 - Rio de Janeiro - RJ Brasil E-mail: tsfracaroli@yahoo.com.br
O melanoma acral é o tipo mais prevalente de melanoma na população não caucasiana, sendo a dermatoscopia uma ferramenta útil para um diagnóstico precoce e diferenciação com lesões benignas. O padrão dermatoscópico, frequentemente, associado ao melanoma na pele volar é o de cristas paralelas, com 99% de especificidade segundo a literatura. No entanto, também pode ocorrer em diversas lesões acrais benignas, por isso é importante a correlação dermatoscópica com história clínica e evolução.
Palavras-chave: DERMATOSCOPIA, MELANOMA, MELANOSE, NEVO PIGMENTADO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841