Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Caso Clínico
Pênfigo vulgar grave multirresistente: controle prolongado com um único ciclo de Rituximabe*
Severe Multi-Resistant Pemphigus vulgaris: prolonged remission with a single cycle of Rituximab
Isabela Soubhia Corral1, Thais Helena Proença de Freitas2, Renata Telles Rudge de Aquino3, Daniella Abbruzzini S. Koller4, Maria Elisa Ruffolo Magliari5, Helena Muller6
1Médica com especialização em Dermatologia na Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
2Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); médica voluntária da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
3Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCMSP); médica voluntária do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCMSP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Médica dermatologista, voluntária da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
5Mestre em Clínica Médica pelo Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCMSP); professora instrutora de Clínica Médica do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCMSP) – São Paulo (SP), Brasil.
6Médica patologista; professora adjunta do Departamento de Ciências Patológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCMSP) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 16.07.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.08.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Medicina e na Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Corral IS, Freitas THP, Aquino RTR, Koller DAS, Magliari MER, Muller H. Pênfigo vulgar grave e multirresistente: controle prolongado com um único ciclo de rituximabe. An Bras Dermatol. 2013;88(4):639-42.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Isabela Soubhia Corral Rua Dr. Cesário Motta Jr, 112 - Vila Buarque 01221-020 - São Paulo - SP Brasil E-mail: isa_corral@hotmail.com
Pênfigo Vulgar é uma doença bolhosa auto-imune, cuja terapêutica é baseada em corticoesteróides sistêmicos, associados ou não a imunossupressores. Rituximabe é um anticorpo monoclonal quimérico da classe IgG direcionado a um antígeno CD20 de superfície celular específico da célula B, usado em pênfigo vulgar desde 2002, com sucesso em 90% e longos períodos de remissão. Paciente masculino, 33 anos, diagnóstico de pênfigo vulgar, confirmado por histopatologia e imunofluorescência direta. Durante 7 meses, recebeu inúmeros tratamentos com imunossupressores, apresentando resposta insatisfatória e progressão da doença, até que logo após a introdução de rituximabe teve completa remissão. Durante um acompanhamento de 34 meses, apresentou leve recidiva clínica, controlada com prednisona 120mg/dia, rapidamente reduzida e em uso atual de Prednisona 20mg/dia.
Palavras-chave: DESMOGLEÍNAS, FALHA DE TRATAMENTO, PENFIGO, RESISTÊNCIA A MEDICAMENTOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841