Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Caso Clínico
Dermatite de contacto proteínica – Relato de caso
Protein contact dermatitis - Case report*
Ana Rita Rodrigues Barata1, Luis Conde-Salazar2
Correspondência:
MAILING ADDRESS: Ana Rita Rodrigues Barata Pabellón 8 Universidad Complutense 28040 Madrid, Espanha. E-mail: rita.rodrigues.md@gmail.com
A dermatite de contacto proteínica é uma condição pouco conhecida e infra-diagnosticada pelos dermatologistas, resultante de uma resposta alérgica de tipo imediato, mediada por IgE. Clinicamente apresenta-se como um eczema crónico em mãos e/ou antebraços de origem ocupacional, sobretudo em profissionais que trabalham manipulando alimentos. As provas epicutâneas são negativas e para realizar o diagnóstico desta condição há que realizar testes alérgicos de tipo imediato, sendo o mais sensível e rápido, o prick-by-prick test com os alimentos que o paciente refere causar-lhe prurido intenso e imediato ao seu contacto. O tratamento é sintomático, sendo necessário evitar o alérgeno responsável, utilizar luvas de plástico e em ocasiões abandonar o posto de trabalho para a sua resolução.
Palavras-chave: DERMATITE DE CONTATO, HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA, MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS, MÃOS, PROTEÍNAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841