Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Dermatopatologia
Involucrina na diagnose diferencial entre a psoríase linear e o nevo epidérmico verrucoso inflamatório linear: relato de um caso*
Involucrin in the differential diagnosis between linear psoriasis and inflammatory linear verrucous epidermal nevus: a report of one case
Flávia Regina Ferreira1, Nilton Gioia Di Chiacchio2, Márcia Lanzoni de Alvarenga3, Samuel Henrique Mandelbaum4
1Mestre em Ciências pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) – Professora-assistente III da disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) – Taubaté (SP), Brasil.
2Estagiário do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté – Universidade de Taubaté (HUT-UNITAU) – Taubaté (SP), Brasil.
3Márcia Lanzoni de Alvarenga
4Especialista em Dermatologia – Professor-assistente da disciplina de Dermatologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU). Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário de Taubaté (HUT-UNITAU) – Taubaté (SP), Brasil.
Recebido em 25.02.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.05.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário de Taubaté (HUT-UNITAU) – Taubaté (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Ferreira FR, Di Chiacchio NG, Alvarenga ML, Mandelbaum SH. Involucrina na diagnose diferencial entre a psoríase linear e o nevo epidérmico verrucoso inflamatório linear: relato de um caso. An Bras Dermatol. 2013;88(4):615-8. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem à Fernanda Guedes Luiz, PhD, bióloga do Laboratório de Dermatologia Tropical da Universidade de São Paulo, pela realização da coloração imuno-histoquímica da anti-involucrina.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Nilton Gioia Di Chiacchio Avenida Granadeiro Guimarães, 270 - Centro 12020-130 - Taubaté - SP Brasil E-mail: niltongioia@terra.com.br
O nevo epidérmico verrucoso inflamatório linear é uma variante do nevo epidérmico verrucoso caracterizada por fenômenos inflamatórios recorrentes. A despeito das manifestações clínicas bem estabelecidas o diagnóstico diferencial entre nevo epidérmico verrucoso inflamatório linear e psoríase linear permanece difícil. A história clínica, o exame físico e análise histopatológica podem não ser suficientes para a confirmação diagnóstica. Nós relatamos o caso de uma menina de 4 anos de idade no qual o uso da involucrina foi útil para o diagnóstico do nevo epidérmico verrucoso inflamatório linear . Nossos achados corroboram a imunohistoquímica com a involucrina como uma ferramenta importante nestes casos.
Palavras-chave: IMUNOISTOQUÍMICA, NEVO, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841