Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Investigação
Tempo para agendamento de consultas dermatológicas no Brasil*
Time needed to schedule dermatological consultations in Brazil
Hélio Amante Miot1, Luciane Donida Bartoli Miot2
1PhD; professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
2PhD; dermatologista do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
Recebido em 01.08.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.10.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Botucatu (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None. Conflito Interesses: Nenhum. / Conflict of Interests: None. Como citar este artigo/How to cite this article: Miot HA, Miot LDB. Tempo para agendamento de consultas dermatológicas no Brasil. An Bras Dermatol. 2013;88(4):572-8.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Hélio Amante Miot Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Unesp, S/N Faculdade de Medicina da UNESP Campus Universitário de Rubião Jr. 18618-970 – Botucatu - SP Brasil E-mail: heliomiot@fmb.unesp.br
FUNDAMENTOS: Não é clara a demanda populacional dermatológica, assim como a proporção de profissionais adequada para a cobertura de saúde na especialidade. O conhecimento da realidade de fluxo de atendimentos nos consultórios dermatológicos do País permite a formação de políticas de expansão e distribuição de profissionais, além de subsidiar a decisão de ampliação das vagas de residência médica. OBJETIVOS: Avaliar o tempo para agendamento de consulta dermatológica privada no Brasil e características ligadas à consulta. MÉTODOS: Inquérito populacional com amostra probabilística de 14% dos consultórios dermatológicos brasileiros, simulando o agendamento de consulta clínica de urgência, cosmiátrica e aplicação de toxina botulínica. Avaliaram-se também aspectos ligados ao custo e ao profissional. Dados foram ajustados para cada região do País. RESULTADOS: Foram avaliados 873 dermatologistas brasileiros. Sócios titulares da SBD foram 85% e mulheres, 66%. O tempo mediano para agendamento de consulta variou de 6 (particulares) a 7 (convênios) dias úteis consecutivos, esse valores variaram entre as regiões do País. A análise multivariada demonstrou que atendimentos e procedimentos particulares foram agendados mais rapidamente que os de convênios, independentemente, se clínico ou cosmiátrico. CONCLUSÃO: Características dos dermatologistas variaram entre as regiões do País. Consultas e procedimentos particulares são agendados mais brevemente que consultas de convênios.
Palavras-chave: AGENDAMENTO DE CONSULTAS, DERMATOLOGIA, INQUÉRITOS DEMOGRÁFICOS, PESQUISAS SOBRE SERVIÇOS DE SAÚDE, REFERÊNCIA E CONSULTA, SERVIÇOS DE ATENDIMENTO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841