Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 4
Investigação
Metástases cutâneas de carcinomas internos: revisão de 45 anos
Cutaneous metastasis from internal carcinomas: a review of 45 years*
Jose Alexandre de Souza Sittart1, Monica Senise2
Correspondência:
MAILING ADDRESS: Jose Alexandre de Souza Sittart Rua Borges Lagoa nº 1755, 4º andar 04038-034 - Vila Clementino - SP Brazil E-mail: jasittart@uol.com.br
FUNDAMENTOS: metástases cutaneas não são muito frequentemente descritas na literatura e em geral como casos isolados, nossa observação se iniciou em 1981 tendo registrado todos os casos observados no periodo de 45 anos. OBJETIVO: apresentar a pesquisa e revisão de metastases cutaneas no período de 45 anos em pacientes do Hospital do Sevidor Publico Estadual de São Paulo. MÉTODOS: os dados foram coletados a partir do registro do Serviço de Anatomia Patológica. RESULTADOS: desde 1963 foram registrados 209 pacientes com metastases cutaneas de carcinomas internos, sendo que a região toracica anterior foi a mais acometida e em segundo plano a região abdominal. Câncer de mama foi o responsavel pela maioria dos casos em mulheres e pulmão nos homens. CONCLUSÃO: este estudo representa um numero significativo de casos, pois na prática medica raramente são observadas metastases de carcinomas internos sendo que a grande maioria,principalmente por sua origem foi predominantemente representada pelos adenocarcinomas.
Palavras-chave: CARCINOMA, METÁSTASE NEOPLÁSICA, PELE, REVISÃO POR PARES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841