Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 3
Comunicação
Aspectos gerais de interações medicamentosas com antifúngicos sistêmicos em um estudo amostral retrospectivo
General aspects of drug interactions with systemic antifungals in a retrospective study sample
Juliano Vilaverde Schmitt1, Giovana Bombonatto2, Stella Maris Trierweiler3, Andrea Buosi Fabri4
1Professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-Unesp) – Botucatu (SP), Brasil.
2Médica estagiária da Fundação Pró-Hansen – Curitiba (PR), Brasil.
3Médica residente em Clínica Médica no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná – Curitiba (PR), Brasil.
4Médica especializanda em Dermatologia no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná
(Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil.
Recebido em 28.03.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 19.07.2012. * Trabalho realizado no ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba da Faculdade Evangélica do Paraná (Huec-Fepar) – Curitiba (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Schmitt JV, Bombonatto G, Trierweiler SM, Fabri AB. Aspectos gerais das interações medicamentosas com antifúngicos sistêmicos em um estudo amostral retrospectivo. An Bras Dermatol. 2013;88(3):481-5.
Correspondência:
Juliano Vilaverde Schmitt
Departamento de Dermatologia, S/N
Faculdade de Medicina da Unesp
Campus Universitário de Rubião Jr.
18618-970 - Botucatu - SP, Brasil
E-mail: julivs@gmail.com
Estudo retrospectivo avaliando alterações laboratoriais hepáticas e potenciais interações medicamentosas em pacientes tratados para onicomicose. Foram avaliados 202 pacientes, sendo 82% do sexo feminino. Em 273 exames de enzimas hepáticas, houve alterações em apenas 6%. Potenciais interações medicamentosas foram identificadas em 28% dos pacientes para imidazólicos e 14% para terbinafina. O risco de interações potenciais aumentou com a idade do paciente e o uso de múltiplas medicações.
Palavras-chave: FLUCONAZOL, HEPATOPATIAS, INTERAÇÕES DE MEDICAMENTOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841