Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 3
Qual é seu diagnóstico?
Caso para diagnóstico*
Case for diagnosis
Fernanda Homem de Mello de Souza Klein1, Renata Homem de Mello de Souza Alves2, André Homem de Mello de Souza3
1Médica dermatologista com especialização em Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.
2Médica endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba – Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) – Curitiba (PR), Brasil.
3Médico residente de Clínica Médica do Hospital Municipal São José (HMSJ) – Joinville (SC), Brasil.
Recebido em 18.03.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.06.2012. * Trabalho realizado em clínica particular – Curitiba (PR), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Souza-Klein FHM, Souza-Alves RHM, Souza AHM. Caso para diagnóstico. Linha de demarcação pigmentar tipo B. An Bras Dermatol. 2013;88(3):471-3.
Correspondência:
Fernanda Homem de Mello de Souza Klein
R. Cecília Daros Casagrande, 430, ap. 304
Comerciário
88802-400 Criciúma, SC, Brasil
E-mail: dra.fernandaklein@gmail.com
Linhas de demarcação pigmentar são linhas fisiológicas que correspondem a transições abruptas entre áreas mais escuras e mais claras. São mais comuns em africanos e japoneses, mas raras em brancos. Há 8 tipos, sendo a aqui descrita, tipo B, restrita a mulheres e relacionada a gestação em não negras. Este tipo de linha de demarcação pigmentar ocorre na face posterior dos membros inferiores estendendo-se do períneo ao tornozelo. Estas se localizam nas linhas de Voigt que são o trajeto dos nervos periféricos. Sua fisiopatogenia é incerta. O tratamento é expectante com relato de bom resultado com Q-switchedAlexandrite laser.
Palavras-chave: GRAVIDEZ, HIPERPIGMENTAÇÃO, TRANSTORNOS DA PIGMENTAÇÃO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841