Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 3
Caso Clínico
Sarcoma epitelióide tipo proximal - Relato de caso*
Proximal-type epithelioid sarcoma - Case report
Luciana Mendes dos Santos1, Lisiane Nogueira2, Christiane Yuri Matsuo3, Carolina Talhari4, Mônica Santos4
1Médica dermatologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil.
2Especialista em Dermatologia; professora substituta de Dermatologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus (AM), Brasil.
3Especialista em Dermatologia; preceptora da residência médica em Dermatologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil.
4Doutora em Medicina Tropical; professora adjunta da disciplina de Dermatologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Nilton Lins – Manaus (AM), Brasil.
Recebido em 10.06.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.07.2012. * Trabalho realizado na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – Manaus (AM), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Mendes dos Santos L, Nogueira L, Matsuo CY, Talhari C, Santos M. Sarcoma epitelioide do tipo proximal – Relato de caso. An Bras Dermatol. 2013;88(3):450-3.
Correspondência:
Mônica Santos
Av. Djalma Batista, 1061, Shopping Millennium,
Torre Medica, salas 609 e 610 - Chapada
69050-010 - Manaus - AM, Brasil
E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com
O sarcoma epitelióide, primeiramente descrito por Enzinger, em 1970, é uma neoplasia de partes moles que ocorre principalmente nas extremidades distais de adolescentes e adultos jovens. Em 1997, Guillou e cols. descreveram um tipo diferente de sarcoma epitelióide, que afetava frequentemente a região pélvica, períneo e áreas genitais de pacientes de média idade, com exame histológico caracterizado pela proliferação de células com aspecto epitelióide. Neste trabalho, descreve-se caso de paciente que apresentava há três meses duas lesões na região glútea, cujo exame histológico confirmou diagnóstico de sarcoma epitelioide do tipo proximal, já com presença de metástases pulmonares e cerebrais e que foi a óbito nove meses após o diagnóstico.
Palavras-chave: DIAGNÓSTICO CLÍNICO, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, SARCOMA, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841