Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 75 Número 1
Caso Clínico
Obstrução intestinal por melanoma maligno metastático no intestino delgado
Small intestine obstruction by metastatic melanoma
ARINEY COSTA DE MIRANDA1, SIDNEY R. RESENDE1, SANSOM HENRIQUE BROMBERG2, PAULO ENGLER PINTO JUNIOR2, FABIO SCHMIDT GOFFI3
1Mestrando do Curso de Pós-Graduação.
2Vice-coordenador e Orientador, Curso de Pós-Graduação.
3Coordenador, Curso de Pós-Graduação.
Recebido em 14.01.99. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 01.10.99. Trabalho realizado no Serviço e no Curso de Pós-Graduação em Gastroenterologia Cirúrgica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - Francisco Morato de Oliveira (HSPE-FMO).
Correspondência:
Ariney Costa de Miranda
Rua Castro Alves, 31 Bl. B / 101
São Paulo SP 01532-001
"E-mail":ariney@uol.com.br
O intestino delgado é comprometido com freqüência pelo melanoma metastático, embora muitos doentes sejam assintomáticos ou apresentem sintomas incaracterísticos. O diagnóstico é realizado tardiamente, na vigência de complicações variadas, quando predominam a obstrução intestinal e a hemorragia crônica. O artigo de refere ao caso de uma paciente de 43 anos de idade, do sexo feminino, com antecedentes cirúrgicos de melanoma cutâneo extirpado da região lateral do tórax há quatro anos. A paciente desenvolveu oclusão intestinal que à laparotomia se revelou intussuscepção intestinal causada por tumor localizado a 30cm da válvula ileocecal, o qual foi ressecado, e o estudo anatomopatológico concluiu pela presença de melanoma metastático no íleo terminal, com comprometimento extenso dos linfonodos. A sobrevida pósoperatória foi de apenas 48 dias. O diagnóstico de melanoma metastático no intestino deve ser considerado nos pacientes com passado de melanoma que apresentem sintomas digestivos, mesmo que discretos.
Palavras-chave: OBSTRUÇÃO INTESTINAL., INTUSSUSCEPÇÃO, MELANOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841