Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 2
Comunicação
Avaliação do tratamento da parapsoríase com fototerapia
An evaluation of the treatment of parapsoriasis with phototherapy*
Clarice Kobata2
2Master´s Degree in Dermatology awarded by the University of São Paulo (USP) – Assistant in the Dermatology Clinic of the Irmandade da Santa Casa de
Misericórdia de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.
Recebido em 10.01.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.05.2012. * Trabalho realizado na Clínica de Dermatologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em clínica particular – São Paulo (SP), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Duarte IAG, Korkes KL, Amorim VAM, Kobata C, Buense R, Lazzarini R. Avaliação do tratamento da parapsoríase com fototerapia. An Bras Dermatol. 2013;88(2):310-2.
Correspondência:
Ida Alzira Gomes Duarte
Rua Dr Cesario Mota JR 112
01221-020 São Paulo, SP.
Brazil
E-mail: idaduarte@terra.com.br
Há controvérsias se parapsoríase pode evoluir para linfoma Cutâneo de Células T. Neste trabalho avaliou-se eficácia da fototerapia no tratamento da parapsoríase e sua relação com linfoma Cutâneo de Células T. Selecionaram-se pacientes com parapsoríase tratados com PUVA ou UVB-NB. Após um-oito anos do tratamento, pacientes foram contatatos para avaliar a evolução da doença. Em 62 pacientes, a taxa de cura foi de 79,3%;17,2% apresentaram melhora de lesões. Apenas dois pacientes evoluíram para linfoma Cutâneo de Células T. A fototerapia mostrou-se eficaz no tratamento da parapsoríase, independente do tipo de fototerapia utilizada. Nos casos estudados, parapsóríase não mostrou tendência a se desenvolver em linfoma Cutâneo de Células T.
Palavras-chave: FOTOTERAPIA, PARAPSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841