Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 2
Síndrome em Questão
Você conhece esta síndrome?
Do you know this syndrome?*
Gabriela Maria Abreu Gontijo1
1Médica Dermatologista - Clínica privada – Belo Horizonte (MG), Brasil
Recebido em 23.02.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 31.05.2012. * Trabalho realizado em Clínica privada – Belo Horizonte (MG), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Gontijo GMA. Você conhece esta síndrome? Síndrome de Bourneville-Pringle, uma desordem neurocutânea. An Bras Dermatol. 2013;88(2):307-9
Correspondência:
Gabriela Maria Abreu Gontijo
Rua João Antônio Cardoso, 152 - Ouro Preto
31310-390. Belo Horizonte, MG.
Brazil
E-mail: gabrielagontijo@hotmail.com
A Síndrome de Bourneville-Pringle é desordem neurocutânea autossômica dominante caracterizada pelo desenvolvimento de hamartomas múltiplos em vários locais do corpo, especialmente cérebro, pele, retina, rim, coração e pulmão. Descreve-se caso de paciente com placas acastanhadas na fronte e região temporal, pápulas róseas na região malar e mento e máculas hipocrômicas no dorso e tronco. O diagnóstico da síndrome Bourneville-Pringle é baseado em critérios clínicos. Presença de dois critérios maiores, como angiofibromas faciais, placas fibrosas frontais e 3 ou mais máculas hipomelanóticas estabelecem o diagnóstico definitivo. Devese fazer o diagnóstico o mais precocemente possível para que as complicações associadas sejam avaliadas e tratadas.
Palavras-chave: ANGIOFIBROMA, ESCLEROSE TUBEROSA, HAMARTOMA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841