Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 2
Caso Clínico
Sarcoma de Kaposi linfangiectásico em paciente com Aids
Lymphangiectatic Kaposi''''s sarcoma in a patient with AIDS*
Mônica Santos1, Virginia Vilasboas2, Luciana Mendes2, Carolina Talhari3, Sinésio Talhari4
Recebido em 16.02.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 09.04.2012. * Trabalho realizado na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) – Manaus (AM), Brasil. Conflito Interesses: Nenhum Suporte Financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Santos M, Vilasboas V, Mendes L, Talhari C, Talhari S. Sarcoma de Kaposi linfangiectásico em paciente com Aids. An Bras Dermatol. 2013;88(2):280-2.
Correspondência:
Mônica Santos
Av. Djalma Batista, 1661, Shopping Millennium,
Torre médica, salas 609-610 - Chapada
69050-010 Manaus-Am,
Brazil.
E-mail: m.n.souza.santos@gmail.com
O sarcoma de Kaposi é uma neoplasia originária do endotélio linfatico, que apresenta um amplo espectro de manifestações, com quatro formas clínicas: sarcoma de Kaposi clássico, endêmico, iatrogêncio e epidêmico ou associado ao HIV. Em pacientes imunocompetentes, a doença é tipicamente limitada às extremidades. Porém em pacientes imunideprimidos, o sarcoma de Kaposi é uma doença sistêmica multifocal. Apresenta cursos clínicos diferentes, desde simples lesões cutâneas isoladas até lesões agressivas e difusas, com ou sem envolvimento sistêmico. Lesões avançadas de sarcoma de Kaposi, principalmente as localizadas nas extremidades, podem apresentar linfedema. Neste trabalho, reportamos caso de paciente com forma rara de Sarcoma de Kaposi associado a Aids, chamada de sarcoma de Kaposi linfangiectásico.
Palavras-chave: LINFEDEMA, SARCOMA DE KAPOSI, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA MURINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841