Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 88 Número 2

Caso Clínico

Reconstrução do lóbulo auricular pela técnica de Gavello e retalho bilobado

Earlobe reconstruction by the Gavello technique and bilobed flap*


Ana Rita Cabral1, Neide Alonso1, Ana Brinca2, Glaysson Tassara Tavares3


Correspondência:
Ana Rita Cabral Dermatology and Venereology Service Praceta Mota Pinto 3000-075 Coimbra Portugal E-mail: ritaca@portugalmail.com

 

Resumo

O lóbulo auricular é uma estrutura anatómica com uma importância estética significativa. O desafio inerente à sua reconstrução relaciona-se com a dificuldade em obter um resultado duradouro e cosmeticamente aceitável. Os autores apresentam duas opções: a técnica de Gavello e o retalho bilobado, após excisão de neoplasias malignas do lóbulo auricular. A técnica de Gavello, recorre a um retalho bilobado com base anterior, para constituir o novo lóbulo auricular. O retalho bilobado de D’Hooghe, com lobos pré e pós-auriculares, permite a reconstrução de defeitos de pequenas dimensões. As duas técnicas descritas, apesar de antigas, mantém-se actuais pela execução de grau de dificuldade média, em tempo cirúrgico único, sob anestesia local com a obtenção de resultados cosmeticamente aceitáveis.

Palavras-chave: CARCINOMA BASOCELULAR, MELANOMA, NEOPLASIAS DA ORELHA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações