Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 2
Dermatopatologia
Detecção imuno-histoquímica do antígeno nuclear latente-1 do herpesvirus tipo 8 para diferenciar o sarcoma de Kaposi epidêmico cutâneo de seus simuladores histológicos
Immunohistochemical detection of the latent nuclear antigen-1 of the human herpesvirus type 8 to differentiate cutaneous epidemic Kaposi sarcoma and its histological simulators*
Patricia Fonseca Pereira1, Tullia Cuzzi2, Maria Clara Gutierrez Galhardo3
1Mestrado. Médica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec-Fiocruz) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Doutorado. Médica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec-Fiocruz) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Pós-doutorado. Médica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Ipec-Fiocruz) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
How to cite this article: Pereira PF, Cuzzi T, Galhardo MCG. Immunohistochemical detection of the latent nuclear antigen-1 of the human herpesvirus type 8 to differentiate cutaneous epidemic Kaposi sarcoma and its histological simulators. An Bras Dermatol. 2013;88(2):243-6.
Correspondência:
Patricia Fonseca Pereira
Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos,
21040-360 Rio de Janeiro – RJ
Brasil
E-mail: drapatriciafonsecap@gmail.com
O sarcoma de Kaposi é a neoplasia mais diagnosticada em pacientes com SIDA e a expressão do antígeno nuclear latente-1 do herpesvírus humano tipo-8 (HHV-8) tem se mostrado útil no seu diagnóstico histológico. O objetivo deste estudo é confirmar que o método imuno-histoquímico é uma ferramenta útil para diferenciar o sarcoma de Kaposi cutâneo de seus simuladores histológicos em pacientes HIV positivos. Análise histológica e imuno-histoquímica foram realizadas em 49 casos de sarcoma de Kaposi cutâneo e 60 casos de seus simuladores histológicos. Positividade à imuno-histoquímica para o antígeno nuclear latente 1 do HHV-8 foi observada nos 49 casos de sarcoma de Kaposi e nenhuma reação foi detectada nos 60 simuladores analisados, resultando em 100% de sensibilidade e especificidade. A detecção do HHV-8 por imuno-histoquímica é uma ferramenta útil para o diagnóstico de sarcoma de Kaposi, especialmente na lesão inicial cujo caráter neoplásico não é evidente, e contribui para seu diagnóstico diferencial histológico.
Palavras-chave: HERPEVIRUS HUMANO 8 , IMUNOISTOQUÍMICA, SARCOMA DE KAPOSI
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841