Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 2
Investigação
Pitiríase versicolor: caracterização clínico-epidemiológica em pacientes da área urbana de Buerarema-BA
Pityriasis versicolor: clinical-epidemiological characterization of patients in the urban area of Buerarema-BA*
Received on 24.03.12. Approved by the Advisory Board and accepted for publication on 28.07.2012. * Work conducted at the Laboratory of Clinical Research – School of Pharmacy, Faculdade do Sul – Unime, Itabuna – Lomanto (BA), Brazil. Financial support: none. Conflict of interests: none.
Correspondência:
Juliano Oliveira Santana
Rua Bionor Rebouças 71 - Bairro São Bento
45615-000 Buerarema -BA
Brazil
E-mail: julianosantana20@hotmail.com
FUNDAMENTOS: A pitiríase versicolor é um distúrbio de pigmentação cutânea causada pela levedura lipofílica do gênero Malassezia sp. É uma micose superficial caracterizada por produzir lesões delimitadas, com descamação fina e de cor variável. No Brasil, o relato do número de casos e de estudos é restrito. OBJETIVOS: Analisar a incidência, as características das lesões, a eficácia do Sinal de Zileri e o perfil epidemiológico da pitiríase versicolor na área urbana do município de Buerarema-BA. MÉTODOS: Foram coletadas amostras biológicas no período de julho a setembro de 2010, em dias pré-establecidos, nas Unidades Básicas de Saúde. O Método de Porto foi utilizado como diagnóstico laboratorial. RESULTADOS: Dos 158 pacientes cadastrados com suspeita de pitiríase versicolor, 105 (66,5%) mostraram-se positivos, sendo 72 (68,6%) do sexo feminino e 33 (31,4%) do sexo oposto. Ocorreu diferença estatisticamente significante entre sexo e localização das lesões (p<0,05). A região com maior índice de pitiríase versicolor foi detectada no centro do município com 40,9% dos casos diagnosticados. A faixa etária mais acometida foi entre 10 e 19 anos. Houve associação significante entre o resultado do Sinal de Zileri e do Método de Porto em relação aos resultados positivos e negativos (p<0,05). CONCLUSÕES: Frente aos resultados, observou-se maior prevalência da pitiríase versicolor em jovens no período da puberdade. O Sinal de Zileri mostrou-se contraproducente, pois não demonstrou eficácia como método de diagnóstico clínico ao gerar resultados negativos em 36 (34,3%) pacientes, cujas amostras ostentaram positividade no exame laboratorial.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841