Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 1
Artigo de revisão
Como desenhar e escrever um protocolo de pesquisa clínica em Cosmiatria
How to design and write a clinical research protocol in Cosmetic Dermatology*
Ediléia Bagatin1, Helio A. Miot2
1Doutorado – Professora-adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Professor-doutor - Doutor; professor-assistente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
(UNESP) – Botucatu (SP), Brasil.
Recebido em 09.04.2012. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 15.05.2012. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB-UNESP) – Botucatu (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Financial Support: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of Interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Bagatin E, Miot HA. Como desenhar e escrever um protocolo de pesquisa clínica em Cosmiatria? An Bras Dermatol. 2013;88(1):71-7.
Correspondência:
Ediléia Bagatin
Rua Borges Lagoa, 508
Vila Clementino
04038-000 São Paulo, SP
E-mail address: edileia_bagatin@yahoo.com.br
Cosmiatria é uma sub-especialidade em grande crescimento. Estudos em ciência básica de alta qualidade têm sido publicados; ao contrário, existem poucos estudos clínicos duplo-cegos, randomizados e controlados, que constituem o maior instrumento para medicina baseada em evidência nessa área. A pesquisa clínica é essencial para a descoberta de novos conhecimentos, melhora das bases científicas, solução de desafios e boa prática clínica. Para ser um pesquisador bem sucedido, os princípios básicos são interesse, disponibilidade, persistência e honestidade. É essencial aprender como escrever um protocolo de pesquisa e conhecer as regras regulatórias nacionais e internacionais. Um protocolo de pesquisa clínica completo deve incluir questão, fundamentos, objetivos, metodologia (desenho, descrição das variáveis, tamanho da amostra, randomização, critérios de inclusão e exclusão, intervenção, parâmetros de eficácia e segurança e análise estatística), termo de consentimento livre e esclarecido, ficha clínica e referências. A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a declaração do financiamento são imprescindíveis. A publicação de resultados positivos ou negativos deve ser um comprometimento dos autores.
Palavras-chave: COSMÉTICOS, ENSAIO CLÍNICO, ESTUDO COMPARATIVO, PROJETOS DE PESQUISA, PROJETOS DE PESQUISA EPIDEMIOLOGICA, PROTOCOLOS CLÍNICOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841