Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 88 Número 1
Caso Clínico
Necrólise epidérmica tóxica induzida pelo lansoprazol
Toxic epidermal necrolysis induced by lansoprazole*
Tainá Scalfoni Fracaroli1, Ludmilla Queirós Miranda1, João Luz Sodré2, Mário Chaves3, Alexandre Gripp4
1Médica - Pós-graduanda em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro
(RJ), Brasil.
2Residente em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Dermatologista e auxiliar de pesquisa do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto- Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPEUERJ)
– Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Mestre em Dermatologia - Professor assistente em Dermatologia e responsável pela enfermaria de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto –
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 12.11.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 16.01.2012. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Fracaroli TS, Miranda LQ, Sodré JL, Chaves M, Gripp A. Necrólise epidérmica tóxica induzida pelo lansoprazol. An Bras Dermatol. 2013;88(1):116-9.
Correspondência:
Tainá Scalfoni Fracaroli
Avenida 28 de Setembro, 77
Vila Isabel
20551030 Rio de Janeiro, RJ
E-mail: tsfracaroli@yahoo.com.br
A Necrólise epidérmica tóxica é uma reação cutânea rara, causada principalmente por drogas. Envolve pele e mucosas, com acometimento superior a 30% da superfície corpórea. Ilustramos um caso de uma paciente jovem, previamente hígida que desenvolveu necrólise epidérmica tóxica, com descolamento superior a 90% da superfície corpórea, 15 dias após o início de lanzoprazol para doença péptica. O tratamento consistiu na interrupção do uso da droga implicada e administração precoce de imunoglobulina humana por via venosa, que levou a um desfecho satisfatório do caso, demonstrando o impacto do diagnóstico e tratamento precoces sobre a morbimortalidade destes pacientes.
Palavras-chave: IMUNOGLOBULINAS INTRAVENOSAS, INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS, NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841