Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 6
Caso Clínico
Síndrome de Arlequim na infância - Relato de caso
Harlequin syndrome in childhood - Case report *
Mariana Hartmann1, Cristiano Firpo Freire2, Hiram Larangeira de Almeida Jr3
1Estudante de Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
2Médico Neurologista Pediátrico - Professor de Dermatologia - Medicina Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil.
3Doutor em Dermatologia. - Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Pelotas (RS), Brasil.
Recebido em 03.08.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 07.12.2011. * Trabalho realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Santa Cruz do Sul (RS), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum. / Conflict of interest: None Conflito Interesses: Nenhum. / Financial funding: None
Correspondência:
MAILING ADDRESS:
Juliano de Avelar Breunig
Rua Borges de Medeiros, 300/806 - Centro
96810-130 Santa Cruz do Sul, RS
E-mail: julianobreunig@gmail.com
A Síndrome de Arlequim ocorre em apenas um lado da face. No metade afetada, a face não produz suor ou flushing, mesmo estimulada. Braços e tórax raramente podem ser afetados. Esta condição é geralmente induzida por calor, exercícios e fatores emocionais. O artigo relata um caso de uma menina de 9 anos de idade com uma história de 3 anos de flushing e sudorese unilaterais no rosto após exercícios e inclui uma revisão da literatura. Apesar da raridade desta síndrome, dermatologistas devem reconhecer esta condição e encaminhar estes pacientes a um exame oftalmológico e neurológico.
Palavras-chave: ERITEMA, HIPOIDROSE, PEDIATRIA, SÍNDROME
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841