Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 6
Investigação
Linfócitos T OX40+ e IFN-¿ estão associados com a patogênese da leishmaniose tegumentar americana
OX40+ T lymphocytes and IFN-¿ are associated with American tegumentary leishmaniasis pathogenesis *
Patrícia Luciana Batista Domingos1, Carlos Alberto de Carvalho Fraga2, Paulo Rogério Ferreti Bonan3
1Graduação - Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
2Mestrado - Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
3Doutorado - Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB), Brasil.
Recebido em 04 14.12.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.02.2012. * Trabalho realizado no: Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria - Universidade Estadual de Montes Claros (HUCFUNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil. Conflito de Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte Financeiro / Financial Support: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Correspondência:
MAILING ADDRESS:
Paulo Rogério Ferreti Bonan
Av Oceano Atlantico, 158 Apto 402
Intermares
58310-000 João Pessoa, PB
E-mail: pbonan@yahoo.com
FUNDAMENTOS: As leishmanioses são zoonoses consideradas um problema de saúde pública, representando um grupo de doenças complexas, com uma diversidade de amplo espectro clínico e epidemiológico. A leishmaniose é uma doença causada por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania spp. A evolução da patologia e a resolução da leishmaniose são dependentes principalmente da espécie de Leishmania envolvida; embora o perfil das citocinas tenha um importante papel no desenvolvimento da resposta imune. OBJETIVOS: Proporcionar mais conhecimentos sobre os eventos inflamatórios na leishmaniose tegumentar através da avaliação da imunoexpressão de OX40, CD20, IFN-¿ e IL-4. MÉTODOS: Foram coletadas amostras de tecido de 41 pacientes, com idade variando entre 6 a 90 anos, com úlceras indolentes na pele confirmados através de exames de diagnóstico como leishmaniose tegumentar. As lesões foram submetidas a imunomarcação das proteínas OX40, CD20, IFN-¿ e IL-4. RESULTADOS: Observamos uma maior expressão de IFN-¿ em comparação com IL-4, com diferenças estatisticamente significativa (p = 0,009). Além disso, OX40 tinha maior expressão quando comparada com IL-4 (p < 0,001). CONCLUSÃO: O presente estudo indica que a resposta imune nas lesões de LTA está associada a um processo de cura, que pode ser explicado pela maior expressão de IFN-¿ quando comparadas com os níveis de IL-4.
Palavras-chave: CITOCINAS, IMUNOISTOQUÍMICA, LEISHMANIOSE, LEISHMANIOSE CUTÂNEA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841