Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5

Caso Clínico

Granulomas epitelióides cutâneos, como manifestação de recidiva de linfoma de células T periférico

Recurrence of peripheral T-cell lymphoma as granulomas in the lower limbs *


Ana Rita Travassos1, João Borges-Costa2, João Raposo3, Luís Soares Almeida2, Paulo Filipe2


Correspondência:
MAILING ADDRESS: Ana Rita Travassos Avenida Professor Egas Moniz 1649- 028 Lisboa, Portugal E-mail: ritatravassos@gmail.com

 

Resumo

A presença de granulomas cutâneos associados a linfomas é um fenômeno raro, mas bem conhecido. Um homem, 44 anos de idade, com diagnóstico prévio de linfoma de células T periférico, foi enviado à nossa consulta por infiltração cutânea e extensa discromia nos membros inferiores. A biopsia cutânea revelou a presença de granulomas epitelioides associados à recidiva do linfoma, confirmada pela marcação imuno-histoquímica e estudo molecular. Apesar de iniciado novo esquema de quimioterapia, o doente faleceu 18 meses depois. Na literatura são descritos dois tipos de granulomas cutâneos na presença de linfomas: associados à infiltração cutânea pelo linfoma ou como uma manifestação não específica do linfoma. Contudo, atualmente não há evidência que suporte a sua relação com o prognóstico dos linfomas.

Palavras-chave: GRANULOMA, LINFOMA DE CÉLULAS T PERIFÉRICO, RECIDIVA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações