Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5

Caso Clínico

Retalho interpolado do sulco melolabial para reconstrução de defeitos complexos do nariz

Melolabial fold interpolated flap for reconstruction of complex nasal defects*


Pedro Andrade1, David Serra1, José Carlos Cardoso2, Ricardo Vieira2, Américo Figueiredo3


Correspondência:
MAILING ADDRESS / ENDEREÇO PARA COR RES PON DÊN CIA: Pedro Andrade Serviço de Dermatologia e Venereologia - Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE Praceta Mota Pinto 3000-075 - Coimbra, Portugal E-mail: pedro.andrade@portugalmail.com

 

Resumo

A reconstrução de defeitos cirúrgicos complexos do nariz é, por norma, tecnicamente difícil. Apresentamos um doente do sexo masculino, de 71 anos, referenciado após biopsia excisional de melanoma maligno de tipo animal (Breslow 1,5 mm, Clark IV) da asa direito do nariz. O alargamento excisional com margem de 1,5 cm originou um defeito complexo envolvendo a asa nasal direita, o triângulo mole direito, o lobo nasal e a columela, que foi reconstruído por retalho interpolado do sulco melolabial, com resultado cosmético final bastante satisfatório. Os retalhos interpolados são opções cirúrgicas eficazes para reconstrução de defeitos cutâneos para os quais a realização de retalhos locais não é possível e a colocação de enxertos inviabiliza um resultado cosmético aceitável.

Palavras-chave: NARIZ, RETALHOS CIRÚRGICOS



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações