Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 5
Revisão
Prurido: ainda um desafio
Pruritus: still a challenge *
Paulo Rowilson Cunha1, Oswaldo Delfini Filho2
1Professor-titular e chefe do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) – Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Título de Especialista pela SBD - Consultório privado – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 01.11.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 26.01.2012. * Trabalho realizado na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Cliderp - Clínica Dermatológica de Ribeirão Preto – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial Support: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Cunha PR, Delfini Filho O. Prurido: ainda um desafio. An Bras Dermatol. 2012;87(5):735-41.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Oswaldo Delfini Filho
Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 156
14020-270 Ribeirão Preto, SP
E-mail: cliderp@hotmail.com
Prurido é um sintoma que pode estar associado a uma gama ampla de patologias, sejam elas cutâneas, sistêmicas ou mesmo sem causa definida . Conforme sua intensidade e evolução pode comprometer de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Novas abordagens terapêuticas estão sendo descritas para o controle do prurido, onde a liberação da histamina não é o fator principal. Assim, baseando-se na origem de seus mediadores, faz-se uma revisão desses recursos e ressalta-se que, embora de grande importância no arsenal terapêutico, os anti-histamínicos não são a panacéia para todos os tipos de prurido.
Palavras-chave: ANTIPRURIGINOSOS, DIAGNÓSTICO, PRURIDO, RESULTADO DE TRATAMENTO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841