Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5

Revisão

Colonização bacteriana e infecções da pele em pacientes com dermatite atópica

Bacterial skin colonization and infections in patients with atopic dermatitis *


Vanessa Petry1, Giancarlo Resende Bessa1, Claudia Schermann Poziomczyck1, Caio Fernando de Oliveira2, Magda Blessmann Weber3, Renan Rangel Bonamigo4, Pedro Alves d´Azevedo5


1Médica Dermatologista. Mestranda em Patologia Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Farmacêutico-Bioquímico. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
3Médica Dermatologista. Doutora em Pediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
4Médico Dermatologista. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professor do Programa de Pós- Graduação em Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Chefe do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
5Farmacêutico. Doutor em Microbiologia. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Patologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.

Recebido em 19.09.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 10.02.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia e Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial Support: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Petry V, Bessa GR, Poziomczyck CS, Oliveira CF, Weber MB, Bonamigo RR, d´Azevedo PA. Colonização bacteriana e infecções da pele em pacientes com dermatite atópica. An Bras Dermatol. 2012;87(5):729-34.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Vanessa Petry Rua Sarmento Leite, 245. Porto Alegre, RS. 90050-170 E-mail address: vpetry@hotmail.com

 

Resumo

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele que afeta um grande número de crianças e adultos. A doença resulta da interação entre predisposição genética, fatores ambientais, defeitos da barreira cutânea e fatores imunológicos. Um dos grandes fatores agravantes associados à dermatite atópica é a presença de microorganismos na superfície cutânea desses pacientes. Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, por exemplo, podem exacerbar a inflamação crônica da pele. Como resultado, antimicrobianos são prescritos para controlar a fase aguda da doença. O constante crescimento da resistência bacteriana aos antimicrobianos tem tornado a escolha do mais adequado medicamento uma difícil decisão para os dermatologistas. Na presença de dermatite disseminada com infecção secundaria, antibióticos sistêmicos necessitam ser prescritos; no entanto, o tratamento deve ser individualizado, de forma a encontrar o antimicrobiano mais eficaz e com menores efeitos colaterais. Além disso, esse medicamento deve ser utilizado pelo menor tempo possível, a fim de minimizar a resistência bacteriana.

Palavras-chave: CRESCIMENTO BACTERIANO, DERMATITE ATÓPICA, INFECÇÕES BACTERIANAS, TRANSFORMAÇÃO BACTERIANA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações