Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5

Investigação

Teste de contato atópico (TCA) no diagnóstico de alergia alimentar em crianças com dermatite atópica

Atopy patch test (APT) in the diagnosis of food allergy in children with atopic dermatitis*


Soloni Afra Pires Levy1, Sergio Duarte Dortas Junior2, Andrea Huguenim Silva Pires2, Augusto Tiaqui Abe1, Solange Oliveira Rodrigues Valle3, Vilma Perez Coelho1, Ludwig Ruppert Hahnstadt4, Alfeu Tavares França5


1Especialista em Alergia e Imunopatologia – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia - Médica do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias (HSZ) – Botafogo (RJ), Brasil.
2Mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Médico (a) do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias (HSZ) – Botafogo (RJ), Brasil.
3Doutorado em andamento em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Médica do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias (HSZ) – Botafogo (RJ), Brasil.
4Mestre em Imunologia no Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Presidente de FDA Allergenic LTDA – Abolição (RJ), Brasil.
5– Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Chefe do Serviço de Alergia do Hospital São Zacharias (HSZ) – Botafogo (RJ), Brasil.

Recebido em 23.11.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 12.01.2012. * Trabalho realizado no Hospital São Zacharias (HSZ) – Botafogo (RJ), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None Conflito Interesses / Conflict of interest: Ludwig Ruppert Hahnstadt é presidente do Grupo FDA Allergenic e representante de ALK-ABELLO na América Latina. Como citar este artigo / How to cite this article: Levy SAP, Dortas Jr SD, Pires AHS, Abe AT, Valle SOR, Coelho VP, Hahnstadt LR, França AT. Teste de contato atópico (TCA) no diagnóstico de alergia alimentar em crianças com dermatite atópica. An Bras Dermatol. 2012;87(5):724-8.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Sergio Duarte Dortas Junior Av. Carlos Peixoto, 124 Botafogo. Rio de Janeiro, RJ. 22290 090 E-mail: sdortasjr@gmail.com

 

Resumo

Fundamentos - A Dermatite Atópica é uma doença inflamatória crônica da pele. Os alimentos são importantes na patogênese da doença em 1/3 dos casos. Diversos mecanismos estão envolvidos na fisiopatogenia da dermatite Atópica. As reações imediatas são identificadas pela dosagem de IgE específica e teste de puntura. O teste de contato atópico parece ter relevância na investigação de pacientes com suspeita de reação tardia. Objetivos: Avaliar a padronização do método com relação à concentração do alérgeno, tempo de oclusão e de interpretação; e determinar a especificidade e a sensibilidade do teste de contato atópico em relação ao teste de puntura e a dosagem de IgE específica, no diagnóstico de alergia alimentar em crianças com dermatite Atópica. Métodos: Setenta e duas crianças com 2 a 12 anos foram submetidas a teste de puntura e dosagem de IgE específicas para alimentos (leite de vaca, ovo, soja, trigo). O teste de contato atópico foi aplicado em 3 grupos: (1) Dermatite Atópica com ou sem Rinite e Asma; (2) Rinite e ou Asma sem Dermatite Atópica; (3) Saudáveis. Resultados: No grupo 1, 40% dos pacientes apresentaram reação positiva. Quanto maior o tempo de exposição, maior foi a sensibilidade. No grupo 2, o teste foi mais específico que sensível para todos os extratos; com aumento da sensibilidade com maior tempo de exposição (72h). No grupo 3, 8.3% apresentaram testes positivos. Conclusão: O teste de contato atópico mostrou ter valor diagnóstico em relação às reações de fase tardia a alimentos, com elevada especificidade. Mostrou-se um teste específico e confiável ao comparar com os resultados do grupo controle.

Palavras-chave: DERMATITE ATÓPICA, HIPERSENSIBILIDADE ALIMENTAR, HIPERSENSIBILIDADE A LEITE, HIPERSENSIBILIDADE A OVO, TESTES CUTÂNEOS, TESTES DO EMPLASTRO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações