Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 5
Investigação
Estudo da expressão imunohistoquímica das proteínas HIF-1a, VEGF-A, VEGFR2 e MMP9 em leishmaniose tegumentar americana
Immunohistochemical profile of HIF-1a, VEGF-A, VEGFR2 and MMP9 proteins in tegumentary leishmaniasis*
Carlos Alberto de Carvalho Fraga1, Marcos Vinicius Macedo de Oliveira1, Lucas Rodrigues Alves2, Agostinho Gonçalves Viana3, Adriana Alkmin de Sousa2, Sílvio Fernando Guimarães Carvalho4, Alfredo Maurício Batista de Paula4, Ana Cristina de Carvalho Botelho4, André Luiz Sena Guimarães4
1Mestrado - Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
2Graduação - Graduando (a) em Odontologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
3Mestrado - Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
4Doutorado - Professor (a) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil.
Recebido em 26.08.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 22.01.2012. * Trabalho realizado no Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HUCFUNIMONTES) – Montes Claros (MG), Brasil. Conflito de Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None Como citar este artigo / How to cite this article: Fraga CAC, Oliveira MVM, Alves LR, Viana AG, Souza AA, Carvalho SFG, De Paula AMB, Botelho ACC, Guimarães ALS. Estudo da expressão imunohistoquímica das proteínas HIF- 1a, VEGF-A, VEGFR2 e MMP9 em leishmaniose tegumentar americana. An Bras Dermatol. 2012;87(5):709-13.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
André Luiz Sena Guimarães
Avenida Cula Mangabeira, 562
Santo Expedito
39401-001 Montes Claros, MG.
E-mail: andreluizguimaraes@gmail.com
FUNDAMENTOS: A leishmaniose é uma das mais importantes doenças infecciosas em todo o mundo. Em leishmaniose, tem sido sugerido que muitas características da lesão está associado a eventos de hipóxia, podendo este ter um papel fundamental na evolução da doença. OBJETIVO: O presente estudo pode fornecer dados acerca do fenômeno hipóxia e da angiogênese em leishmaniose tegumentar americana. Buscou-se verificar se a expressão da proteína HIF-1 a associa-se à expressão das proteínas VEGF-A, VEGFR2 e MMP9 em lesões de Leishmania sp. MÉTODOS: Neste estudo retrospectivo, foram utilizados 54 blocos de parafina de lesões de leishmaniose tegumentar americana de pacientes do norte de Minas Gerais, Brasil, com diagnóstico confirmado de leishmaniose tegumentar americana. A técnica de imunohistoquimica foi utilizada para avaliação da expressão das proteínas. A expressão da HIF-1a foi categorizada em dois grupos de acordo com a mediana: HIF-1 a abaixo e HIF-1 a acima da mediana. RESULTADOS: Observamos aumento das expressões das proteínas VEGFR2 e MMP9 no grupo HIF-1 a acima da mediana. A análise de Spearman demonstrou correlação entre as proteínas VEGF-A e MMP9, VEGFR2 e MMP9. CONCLUSÃO: Os dados aqui apresentados indicam uma alta expressão da proteína HIF-1 a em LTA. O grupo HIF-1a acima da mediana apresentou maior expressão das proteínas VEGFR2 e MMP9. Foi demonstrada correlação entre as proteínas VEGF-A e MMP9, VEGFR2 e MMP9. Outros estudos in vitro e in vivo devem ser realizados a fim de esclarecer o mecanismo de ativação e resposta das proteínas HIF-1 a, VEGFR2 e MMP-9 em leishmaniose tegumentar americana.
Palavras-chave: INDUTORES DA ANGIOGÊNESE, HIPÓXIA CELULAR, LEISHMANIOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841