Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 5
Investigação
Avaliação da qualidade de vida dos pacientes pediátricos de um centro de referência em dermatologia no sul do Brasil
Assessment of the quality of life of pediatric patients at a center of excellence in dermatology in southern Brazil *
Magda Blessmann Weber1, Daniel Lorenzini2, Clarissa Prieto Herman Reinehr3, Bárbara Lovato4
1Doutora - Professora do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil.
2Dermatologista e Preceptor convidado do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre
(RS), Brasil.
3Médica – Médica-residente do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
4Estudante do curso de graduação de Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Porto Alegre (RS), Brasil.
Recebido em 02.12.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 24.01.2012. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / Financial funding: None Conflito Interesses: Nenhum / Conflict of interest: None Como citar este artigo / How to cite this article: Weber MB, Lorenzini D, Reinehr CPH, Lovato B. Avaliação da qualidade de vida dos pacientes pediátricos de um centro de referência em Dermatologia no sul do Brasil. An Bras Dermatol. 2012;87(5):697-702.
Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS:
Clarissa Prieto Herman Reinehr
Rua Sarmento Leite, 245
90050-170 Porto Alegre, RS
E-mail: clazinha-br@hotmail.com
FUNDAMENTOS: Doenças dermatológicas, em razão dos estigmas pela aparência das lesões, são fonte de impacto negativo no estado emocional, relações sociais e atividades cotidianas. OBJETIVOS: Este estudo objetiva avaliar a qualidade de vida nos pacientes dermatológicos pediátricos em um centro de referência em dermatologia, comparar os índices de qualidade de vida entre as dermatoses e associá-los às variáveis, além de avaliar de que forma as dermatoses afetam a qualidade de vida especificamente. MÉTODOS: Estudo analítico transversal, pacientes entre 5 e 16 anos, do Serviço de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, entre julho de 2010 e fevereiro de 2011. Instrumentos utilizados: questionário Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia e escala AUQEI. RESULTADOS: Um total de 161 pacientes, média de idade de 9,66 anos. As principais dermatoses foram dermatite atópica (29,8%), verrugas vulgares (13%) e molusco contagioso (7,5%). Doenças crônicas (73,9%) foram mais prevalentes. A média do Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia de 5,01 para dermatoses crônicas, e de 2,07 em agudas, indicando maior comprometimento da qualidade de vida entre os pacientes cronicamente enfermos. A comparação entre os escores obtivos com a escala AUEQI e o Índice Pediátrico de Qualidade de Vida em Dermatologia indicam que a qualidade de vida global é afetada com menor intensidade do que a relacionada especificamente à dermatose. CONCLUSÃO: Os dados obtidos reforçam a importância do entendimento dos sintomas, desencadeantes e da terapêutica da dermatose em questão pelos pacientes, por seus familiares e por seus cuidadores. Tais infomações facilitam a aderência ao tratamento e justificam a conduta adotada pelo dermatologista.
Palavras-chave: CRIANÇA, DERMATOLOGIA, DERMATOPATIAS, QUALIDADE DE VIDA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841