Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 5

Investigação

Achados dermatoscópicos na alopecia androgenética feminina

Dermoscopic findings in female androgenetic alopecia*


Lya Duarte Ramos1, Maria Cândida Nahás Santili1, Fabiane Castilho Bezerra1, Maria de Fátima Maklouf Amorim Ruiz2, Valeria Petri3, Marisa Teresinha Patriarca4


1Médica - Estagiária em Dermatologia pelo Hospital Ipiranga - Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – Ipiranga (SP), Brasil.
2Mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Preceptora do Setor de Psoríase do Departamento de Dermatologia da UNIFESP e do Ambulatório de Cabelos e Unhas do Serviço de Dermatologia do Hospital Ipiranga - Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – Ipiranga (SP), Brasil.
3Professora-titular do Departamento de Dermatologia - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) - Coordenadora da Unidade de Psoríase, Vitiligo, Dermatologia do Adolescente e Patologia da Pele Feminina - Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Patologia da Pele Feminina da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil.

Recebido em 09.09.2011 Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 14.02.2012. * Trabalho realizado no Setor Multidisciplinar de Pesquisa em Patologia da Pele Feminina do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) – São Paulo (SP), Brasil. Suporte Financeiro: Nenhum / . Conflito Interesses: Nenhum Como citar este artigo / How to cite this article: Ramos LD, Santili MCN, Bezerra FC, Ruiz MFMA, Petri V, Patriarca MT. Achados dermatoscópicos na alopecia androgenética feminina. An Bras Dermatol. 2012;87(5):691-4.

Correspondência:
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / MAILING ADDRESS: Lya Duarte Ramos Rua Apiacás 559 apt 93 - Perdizes CEP: 05017-020 - São Paulo, SP E-mail: lya_ramos@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: Alopecia androgenética é forma mais comum de queda de cabelo. Constitui entidade clínica de interesse relevante e acarreta grande impacto psicossocial por comprometer a auto-estima e a qualidade de vida das pacientes. OBJETIVO: Procurar os sinais dermatoscópicos comuns em mulheres com diagnóstico clínico de alopecia androgenética, visando diagnóstico precoce e melhor resposta terapêutica. MÉTODOS: Estudo observacional em 34 mulheres com idades entre 17 e 68 anos, com diagnóstico clínico de alopecia androgenética. Todas pacientes foram avaliadas e submetidas a registros fotográficos com o dermatoscópio no aumento de 10x e câmera digital no aumento de 20x e 40x na linha média frontal do couro cabeludo. RESULTADOS: Todas as pacientes apresentaram miniaturização dos fios na área examinada. Halo castanho peripilar foi encontrado em 22 pacientes, pigmentação em favo de mel em 14 e pontos amarelos em apenas 1 paciente. Estudos recentes mostram a dermatoscopia como uma nova ferramenta no auxílio diagnóstico e acompanhamento do tratamento das desordens do couro cabeludo. Em nosso estudo utilizamos um dermatoscópio comum e avaliamos vários achados relatados na literatura com facilidade e clareza significativas. CONCLUSÃO: O dermatoscópio, instrumento de uso diário dos dermatologistas, é excelente ferramenta para auxílio no diagnóstico precoce e avaliação da resposta terapêutica na alopecia androgenética e é capaz de mostrar de forma simples sinais precoces de miniaturização capilar.

Palavras-chave: ALOPECIA, DERMOSCOPIA, MINIATURIZAÇÃO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações