Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 3
Comunicação
Acantose nigricante e "palma em tripa" como manifestações paraneoplásicas de tumor metastático
Acanthosis nigricans and "tripe palm" as paraneoplastic manifestations of metastatic tumor*
Mariana Carvalho Costa1, Nayibe Solano Martinez1, Maluf Gabbay Belicha1, Fabiano Leal2
1Médico (a) - Pós-graduando (a) em Dermatologia do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Dermatologista - Preceptor do Ambulatório de Dermatologia Geral do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Como citar este artigo: Costa MC, Martinez NS, Belicha MG, Leal F. Acantose nigricante e "palma em tripa" como manifestações paraneoplásicas de tumor metastático. An Bras Dermatol. 2012;87(3):500-2. Recebido em 28.08.2011. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 25.12.2011. * Trabalho realizado no Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum
Correspondência:
Mariana Carvalho Costa
SHIS QI 17 conj 08 casa 02 - Lago Sul
71645-080 Brasília, DF
E-mail address: maricosta133@gmail.com
A acantose nigricante é uma dermatose comum, mais frequentemente associada a condições benignas, como resistência periférica à insulina. É rara como marcador paraneoplásico. Como tal, é caracterizada pelo aparecimento repentino e disseminação rápida de lesões cutânas aveludadas e hipercrômicas. O termo "palma em tripa" se refere ao aumento da demarcação do sulcos cutâneos, que se assemelha à face interna do trato intestinal bovino. É um marcador paraneoplásico de alta especificidade, com 90% dos casos associados à malignidade. Relatamos uma paciente com adenocarcinoma de ovário, estágio IV, apresentando acantose nigricante e "palma em tripa"; ambos achados estão estreitamente relacionados ao curso da neoplasia.
Palavras-chave: ACANTOSE NIGRICANS, MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS, METÁSTASE NEOPLÁSICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841